Guarda Municipal de Niterói resgata gavião carijó PDF Imprimir E-mail

animal 1
06/11/2019 –
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgatou, nesta quarta-feira (6), um gavião carijó que foi deixado em um pet shop em Santa Rosa. A ave necessitou de cuidados específicos e foi levada pelos agentes para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o subinspetor Edson Jorge Martins, responsável pela coordenadoria, a Guarda está cada vez mais especializada e a população está contribuindo para os resgates através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

“Ao ver um animal silvestre fora de seu habitat natural, o cidadão pode acionar o telefone 153, que a Guarda Municipal de Niterói irá receber a solicitação e efetuar o resgate. Nossa coordenadoria está cada vez mais especializada para atuar nesse tipo de demanda. O mais importante é que a população vem contribuído muito, já que estão cientes do nosso trabalho, e acionam o nosso serviço. É fundamental que resgate seja acionado logo e que as pessoas não se aproximem dos animais silvestres”, alerta Edson.

Todos os animais que são capturados têm as suas condições físicas avaliadas pela equipe, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados a unidade de conservação mais próxima.

Já os que precisam de atendimento veterinário são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Atendimento de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Centro de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.