Niterói segue em primeiro lugar no ranking estadual de limpeza urbana PDF Imprimir E-mail

limpeza
11/11/2019 -
Pelo terceiro ano consecutivo, Niterói conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio, e o segundo no ranking nacional de Limpeza Urbana. Esta é a quarta edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela PwC. Foram avaliadas 3.317 cidades de todo o País, incluindo as capitais. Niterói obteve excelentes índices ficando atrás somente da cidade de Santos, em São Paulo.

Neste levantamento, os municípios foram analisados com base em critérios como impacto ambiental e envolvimento da sociedade na destinação do lixo. Para chegar aos resultados, quatro aspectos são levados em consideração: engajamento do Município (população atendida e população total); sustentabilidade financeira (arrecadação específica menos despesa do serviço sobre a despesa total do município); recuperação dos recursos coletados (material reciclável recuperado sobre total coletado); e impacto ambiental (quantidade destinada incorretamente sobre a população atendida).

Para o presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Carlos Fróes Garcia, o resultado é fruto de um trabalho coletivo da gestão municipal e dos cidadãos.

“Este resultado só foi possível graças a uma gestão responsável e comprometida do atual governo, além, claro, da participação da população de Niterói, que vem, cada vez mais conquistando uma consciência ambiental, contribuindo para nossa colocação neste ranking. Estou realmente muito orgulhoso por mais esta conquista. Agradeço muito à família Clin, pelo belo desempenho de suas funções diariamente pelas ruas da cidade”, disse Fróes.

Investimentos constantes - O desempenho da cidade de Niterói na pesquisa pode ser atribuído aos constantes investimentos da Prefeitura na área da limpeza urbana. A Clin recolhe 13.334 toneladas, por mês, de resíduo de coleta domiciliar, e 3.167 toneladas de varrição. Outros resíduos como galhos, lodos e entulhos chegam a acumular 3.500 toneladas. Mais 200 toneladas de resíduos recicláveis são recolhidas mensalmente no município.

Atualmente, todo resíduo produzido em Niterói tem destino final adequado. Os resíduos públicos coletados são destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que fica no bairro do Caramujo, Zona Norte. Já os domiciliares são destinados ao CTR de Alcântara, em São Gonçalo, os de serviço de saúde vão para o CTR de Itaboraí, e os da construção civil para CTRs licenciados para este fim. Os recicláveis são doados para cooperativa de catadores.