Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem início em Niterói PDF Imprimir E-mail

19/11/2019 - Começou na segunda-feira (18), a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A estratégia de intensificação visa adultos jovens de 20 a 29 anos de idade. Todas as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família estarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A campanha segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, a campanha certifica que o público alvo está em dia com a vacinação, além de garantir que a população esteja protegida contra a doença, já que a única forma de evita-la é a imunização.

“Entramos na segunda etapa da vacinação. Na primeira, realizada em outubro e destinada às crianças, verificamos que mais de 70% do público alvo estava com a situação em dia, o que significa que Niterói possui uma boa cobertura. Porém, é importante que os jovens também compareçam as unidades de saúde e avaliem a necessidade da vacina a fim de evitar que essa doença volte a assolar”, declarou a secretária, destacando que a dose segue disponível para as crianças.

A tríplice viral - que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba - faz parte do calendário nacional de rotina de vacinação e está disponível nas unidades de atenção básica do município. atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra o sarampo conforme o esquema: 6 a 11 meses de idade deverão ter a dose 0. 1 a 29 anos: 2 doses e 30 a 49 anos: 1 dose. É importante levar a Caderneta de Vacinação para possibilitar a avaliação da situação vacinal.

A doença- O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.