Niterói recebe encontro internacional de políticas públicas para sustentabilidade PDF Imprimir E-mail

28/11/2019 – Niterói foi anfitriã, na quarta e quinta-feiras (27 e 28), do workshop “Resiliência climática e desenvolvimento urbano”, que permitiu que delegações de Brasil, México, Argentina, Colômbia, Equador e Alemanha, discutissem políticas públicas para sustentabilidade e trocassem experiências. O encontro foi promovido pela Connective Cities, da Alemanha, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag). Entre as mesas de debate, o grupo foi recebido pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Durante o encontro no Solar do Jambeiro, no Ingá, o chefe do Executivo explicou para a comitiva todos os esforços que o governo fez para transformar Niterói em uma cidade resiliente.

“Quando assumi o meu primeiro mandato, a cidade estava ainda sob o efeito de uma tragédia ocasionada pelas chuvas, sem investimentos em infraestrutura ou contenção de encostas”, lembrou Rodrigo Neves. “Foi um trabalho sério e árduo, mas montamos um planejamento estratégico com metas para o futuro da cidade, modernizamos a gestão e hoje Niterói é realmente um ponto fora da curva”.

A Prefeitura de Niterói participou do evento com dois projetos: um da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia com o trabalho "Gestão de Voluntariado no Município de Niterói: NUDEC, a extensão da Defesa Civil nas Comunidades", e outro da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, sobre "O Plano Diretor de Niterói e suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável".

O objetivo do evento foi uma troca de conhecimentos e experiências entre profissionais das cidades, além de aumentar a capacidades dos participantes para analisarem os desafios existentes na adaptação do clima urbano e formular ideias de projetos para planejamento futuro. Além dos debates os integrantes das delegações fizeram um tour pela cidade

O secretário municipal de Planejamento, Axel Grael, acompanhou o grupo em uma visita técnica aos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque da Cidade e o Museu de Arte Contemporânea.

“Niterói tem desafios em comum com outras cidades da América Latina, mas, graças ao seu planejamento estratégico, também possui experiências valiosas em termos de soluções para essas questões”, destacou Grael.

O workshop é o resultado de uma parceria firmada após a participação do secretário de Planejamento no encontro “Climate Proofing Urban Development”, na cidade de Dortmund, na Alemanha. Ambos os eventos foram promovidos pelo Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ, com apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da organização Engagement Global / Service Agency Communities in One World.