Defesa Civil realiza simulado de evacuação em escola municipal PDF Imprimir E-mail

29/11/2019 - Nesta sexta-feira (29), homens da Defesa Civil de Niterói realizaram um simulado de evacuação na Escola Municipal Sebastiana no Viçoso Jardim, próxima ao Morro do Bumba, para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres. A ação envolveu um total de 209 pessoas entre alunos, servidores da Fundação Municipal de Educação, agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG) e voluntários do NUDEC.

Este tipo de ação é prevista em Lei Federal como forma de transmissão de noções de Defesa Civil e meio ambiente para alunos do Ensino Fundamental. Da ação simulada desta sexta-feira, que faz parte do projeto "Praticando Defesa Civil nas Escolas", participaram 185 estudantes, 20 servidores da Fundação Municipal de Educação, dois agentes da SMDCG e dois voluntários do NUDEC.

Desde de 2014, o projeto já capacitou cerca de 2.500 alunos da rede municipal de ensino, sendo que, em 2019, esse número, até agora, soma 681 estudantes. A ideia do projeto é possibilitar que as crianças estejam capacitadas a agir em casos de riscos em suas comunidades, funcionando também como multiplicadoras do trabalho da Defesa Civil.

“É uma satisfação ver como as crianças evoluíram desde o início do projeto, já sendo capazes de agir em caso de um possível acidente", comemora Allan Sturms, diretor de Minimização de Desastres.