Edital de fomento ao audiovisual é lançado oficialmente no MAC Niterói PDF Imprimir E-mail

03/12/2019 – As produções audiovisuais realizadas em Niterói – como filmes de longa, média ou curta metragem, mostras, festivais e até jogos eletrônicos – poderão receber recursos da Prefeitura na ordem de R$ 4 milhões. O 2º Edital de Fomento ao Audiovisual foi lançado pelo prefeito Rodrigo Neves, pelo secretário municipal das Culturas, Victor de Wolf, e pelo presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, nesta terça-feira (03), no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

“O que está acontecendo aqui não é resultado do acaso, mas reflete uma opção política desta gestão de Niterói, que tem responsabilidade na gestão fiscal e a compreensão muito clara do papel do setor privado no processo do desenvolvimento da economia da cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Neves. “O mercado deu uma resposta muito grande aos incentivos que criamos no setor audiovisual. Fazemos investimentos, pois acreditamos que a cultura e o audiovisual são determinantes para o desenvolvimento social e cultural de uma cidade”.

O secretário das Culturas destaca que o novo edital tem como objetivo trazer mais empresas, investimentos, produtoras, diretoras e outras ações para a cidade. Ele informa que os participantes de Niterói terão uma bonificação neste edital.

“É um enorme orgulho lançar esse segundo edital com o prefeito, com os nossos vereadores, com os secretários e com a Universidade Federal Fluminense. Sei que a gente caminha brilhantemente para transformar Niterói na cidade das artes, mas também na cidade do audiovisual, que é a meta da nossa gestão”, explica Victor De Wolf.

Com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2020 e recursos de R$ 4 milhões, exclusivamente do município, o edital tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de produções audiovisuais nas categorias curta e longa-metragens; obras-seriadas e telefilmes; jogos eletrônicos; manutenção de cineclubes e projeções em espaços urbanos; mostras e festivais de cinema; além de pesquisas sobre o setor audiovisual, que compreendem trabalhos científico, teórico, técnico ou de mapeamento de artistas, grupos e/ou espaços na área de audiovisual. O documento está disponível pelo site culturaniteroi.com.br

Balanço – No evento, foi apresentado um boletim com os resultados alcançados na primeira edição do Edital, lançado em 2018. A subsecretária de Cultura Lia Baron fez um balanço do primeiro edital e explicou que dos 21 filmes beneficiados, a proporção de mulheres diretoras equivale a 32%. Em relação à cor da pele, 42,9% das diretoras são mulheres negras.

"Se formos fazer uma comparação com os últimos dados que temos nacionais, divulgados pela Ancine em 2018, referentes ao ano de 2016, eles mostram que apenas 19% dos filmes foram realizados por mulheres, o que mostra como os dados de Niterói são relevantes em relação à média nacional. Não temos cotas, mas um trabalho muito minucioso na composição de bancas representativas”, analisou a subsecretária.

Outro dado importante é sobre o vínculo com a Universidade Federal Fluminense: 43% dos diretores contemplados no primeiro edital são alunos ou ex-alunos alunos da universidade. No que diz respeito ao roteiristas, são 52%, que tiveram vínculo com a UFF. A respeito das produções filmadas, mais da metade é em Niterói.

Em relação a este edital, seu modelo, linhas e valores foram estipulados a partir de um diálogo com representantes do setor audiovisual niteroiense, do mapeamento dos editais lançados no Brasil na linha de arranjos regionais e de uma consulta pública. As inscrições são gratuitas e abertas para todo o estado do Rio de Janeiro. Contudo, como é objetivo do programa incentivar e fortalecer a cadeia produtiva do município, suas paisagens, histórias e profissionais, foi conferida pontuação extra aos projetos que fossem realizados em Niterói, que tenham empresas sediadas na cidade, diretores ou roteiristas residentes atualmente, ou que contassem histórias de personagens niteroienses.

O processo seletivo é realizado exclusivamente por meio de uma plataforma online facilitando a inscrição e o processamento das informações de projetos de todo o Estado. Para sanear dúvidas dos interessados, a organização do Edital disponibilizou o endereço eletrônico  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

O lançamento, que também contou com a presença da subsecretária municipal das Culturas, Lia Baron;  a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer; o secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, além do vereador Leonardo Giordano; o diretor da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino; e o representante do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, professor João Luiz Vieira.