Comunidade do Caramujo ganha mais uma praça totalmente revitalizada PDF Imprimir E-mail

caramujo
07/12/2019 -
A comunidade do Caramujo, na Zona Norte, recebeu mais uma praça totalmente revitalizada pela Prefeitura de Niterói. Na manhã deste sábado (7), secretários municipais e moradores participaram da entrega das obras da Praça da Abolição, que teve brincadeira para crianças e show de samba com o grupo Filhos da Sinhá

.

A nova área de lazer tem academia da terceira idade, playground, bancos e mesas  de concreto, canteiros, além de dois painéis de grafite com artes que remetem a igualdade racial e homenageiam  moradores que foram vítimas da violência urbana.

Representando o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a secretária municipal Executiva, Maria Célia Vasconcellos, destacou os importantes projetos que vêm sendo realizados no Caramujo e enfatizou que as iniciativas são demonstrações do compromisso da atual gestão municipal com as comunidades de Niterói.

“O prefeito Rodrigo Neves sempre diz que o Caramujo não é uma comunidade, é um bairro. Hoje, a entrega de mais esse espaço, que traz um grafite que nos remete a expressões tão fortes como força, esperança e luta, reforça a nossa certeza: estamos no caminho certo, chega de retrocesso. Violência não responde com violência, mas sim com oportunidades. E é isso que estamos fazendo aqui e em toda a cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Axel Grael, lembrou que a reforma da praça da Abolição faz parte do pacote de intervenções da comunidade da Igrejinha, localidade do Caramujo. Para este projeto, o Município e o BID realizam investimento de R$ 27 milhões em obras de urbanização, que incluem contenção de encostas, drenagem, adequação de escadas de acesso à comunidade, além da construção do parque esportivo.

“O Caramujo já recebeu obras de contenção de encostas, que ajudam a salvar vidas. Está recebendo investimentos em esporte e lazer, além de drenagem e pavimentação. Além disso, acabamos com um antigo problema do bairro, que era o lixão do Morro do Céu. Hoje, com a construção e o funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos, e a criação de uma usina de biodigestão, estamos conseguimos transformar o problema do lixo em uma solução, gerando oportunidades e mais qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui”, pontuou Grael.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, frisou que a atual gestão municipal conhece de perto as demandas de cada região da cidade e, por isso, tem um olhar comprometido e um planejamento responsável para cada projeto que tira do papel e transforma em realidade.

“Algumas regiões ainda são vistas com preconceito e estamos trabalhando para que esse sentimento de exclusão não prevaleça. Conhecemos a prioridade de cada região. A Zona Norte ficou décadas sem receber investimentos, então, hoje nada mais justo, que áreas como o Caramujo estejam vivendo uma nova realidade, com investimentos