Caminhada na Praia de Icaraí faz alerta sobre Diabetes PDF Imprimir E-mail

caminhada
08/12/2019 -
A Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) realizou no sábado (7), na Praia de Icaraí, a terceira Caminhada de Prevenção e Controle do Diabetes. Durante o evento, profissionais de saúde realizaram aferição de glicemia e pressão, pesagem, orientações nutricionais e esclarecimentos sobre essa doença crônica. Segundo dados do Programa de Diabetes da FMS, a doença atinge cerca de nove mil pessoas em Niterói.

O Programa de Diabetes da FMS é um dos setores de trabalho do Departamento de Supervisão Técnico Metodológico (Desum). O evento que promoveu a caminhada teve como objetivo ultrapassar os muros das suas unidades de saúde. Quem passava pelo calçadão, teve a oportunidade de participar da atividade e receber esclarecimentos sobre a doença.

Adelia Terra, e a neta, Ana Lívia Terra fizeram questão de participar. Adelia tem Diabetes tipo 2, e a neta tem a tipo 1, que afeta as crianças e adolescentes. “Eu desenvolvi a doença quando já passava dos 60 anos, mas minha neta foi diagnosticada com Diabetes quando tinha 7 anos”, contou a avó. As duas receberam orientações dos profissionais de saúde sobre como adotar um estilo de vida mais saudável.

O engenheiro aposentado Carlos Alberto também se preocupou em dar uma paradinha e verificar suas taxas. “Reduzi o consumo de massas e carne vermelha, só tomo refrigerante zero, faço uso de dois comprimidos diários e sempre faço caminhadas. Além desses cuidados já emagreci 16 quilos”, comemorou.

As unidades de saúde pública de Niterói estão equipadas com os grupos de HiperDia, onde hipertensos e diabéticos se encontram para fortalecer seus tratamentos. “Diabetes é uma doença silenciosa, em que os sintomas são de difícil identificação. A prevenção é fundamental”, afirmou Karla Antunes, coordenadora do Programa de Diabetes do Desum.

Sobre a doença - Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Entre os sinais de alerta estão a vontade excessiva de urinar, falta de energia e sede excessiva. Se não cuidada, a doença pode trazer perda de visão, disfunção erétil, doenças cardíacas, renais, AVC e úlceras nos pés. A questão dos pés é especialmente delicada, as lesões nos nervos podem levar à amputação. Os sinais de alerta são quando se sente formigamento, queimação e ferimentos de difícil cicatrização.

Quem recebe o diagnóstico da doença deve adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e evitar o consumo de álcool e cigarro. No cuidado com a alimentação, é necessário privilegiar a comida in natura e evitar a processada e embalada, evitar o sal, os óleos e o açúcar em excesso, além de ter uma rotina alimentar com horários regrados. Já para os exercícios, a recomendação é que se faça, no mínimo, 30 minutos de atividades por dia.