Niterói promove ações de incentivo à leitura PDF Imprimir E-mail

Trilhas da Leitura
09/12/2019 -
A Secretaria Municipal de Educação inaugurou na última sexta-feira (6) a Biblioteca Professora Mirian Henrique Vieira, na Escola Municipal Maralegre, no Cafubá, na Região Oceânica. No sábado (07) a praia de Piratininga recebeu a visita do projeto "Trilhas da Leitura", onde as crianças puderam se divertir com gincanas, música, teatro, biblioteca móvel e oficinas. A programação contou ainda com a presença da contadora de histórias Adriana Chaffin e do animador Léo Batalha.

O Trilhas da Leitura é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação (FME). O projeto, desenvolvido de maneira itinerante em espaços públicos da cidade, tem como objetivo incentivar a prática da leitura nas crianças e suas famílias.

Biblioteca - A Biblioteca Professora Mirian Henrique Vieira vai beneficiar cerca de 412 alunos dO1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental no Cafubá. Esta semana outras duas unidades serão entregues. Nesta terça-feira (10), será inaugurada a Biblioteca Professora Maria José, na Escola Municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca.  Já na próxima quinta (12) será a vez da Escola Municipal Tiradentes, em Tenente Jardim, receber a Biblioteca Mauricio de Sousa.

A Secretária Municipal de Educação, Flávia Monteiro, diz que o projeto de expansão das bibliotecas escolares terá continuidade em 2020. "Toda construção de ensino tem que focar no processo de leitura, oferecendo uma visão de mundo e alargando os horizontes", diz.

O Presidente da Fundação Municipal de Niterói, Bruno Ribeiro, enfatizou que as novas bibliotecas são uma das conquistas da atual gestão municipal. "Queremos equipar as nossas escolas, pois entendemos que estes espaços são essenciais para os nossos alunos".

O programa de expansão de bibliotecas escolares é uma determinação da lei n° 12.244/2010 que sanciona a universalização das Bibliotecas nas Instituições de ensino do país e do decreto municipal n° 11.091/2012, que institui as bibliotecas escolares de Niterói.