Referência do baixo elétrico no Brasil, Arthur Maia dá nome a lona cultural do Horto do Barreto PDF Imprimir E-mail

15/12/2019 –Mais uma etapa do projeto de revitalização do Parque Municipal Palmir Silva, o Horto do Barreto, foi concluída neste domingo (15), com a inauguração de uma lona cultural. O novo espaço recebeu o nome do baixista e ex-secretário de Cultura de Niterói Arthur Maia, que morreu há um ano de parada cardíaca.

A inauguração do espaço contou com uma extensa programação, que começou com a apresentação da cantora e compositora Bia Bedran, do grupo de samba Filhos de Sinhá e do Duo Canta Canta Minha gente, formado por Raoni e Dandara Ventapane, netos de Martinho da Vila, além da chegada de Papai Noel.

A assistente social Renata Oliveira, 35 anos, acompanhou de perto toda a programação com os filhos Vitor, 6, e Leonardo, 2. Moradora do Barreto há mais de 30 anos, o Horto é ponto certo de diversão da família.

“Quando eu era pequena, vinha sempre aqui brincar. Mas hoje está completamente diferente. Tem diversas atividades, e o espaço está muito bem cuidado. É o nosso programa de fim de semana. Não pode faltar uma passadinha aqui com as crianças”, revelou.

Jorgina Pinho, 70, é uma das integrantes do projeto Arte de Dançar, que acontece no Horto, com aulas semanais, não escondia a felicidade em ver o novo espaço.

“Está tudo espetacular. Agora com a lona teremos ainda mais atividades. É o nosso espaço de diversão e de encontro”, disse entusiasmada.

Para a instalação da lona, que tem cerca de 450 metros quadrados, foram construídos pilares de concreto armado com estruturas metálicas. O investimento da Prefeitura de Niterói para este projeto foi de R$ 523 mil.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou que durante sua gestão, uma transformação profunda e positiva está acontecendo no Barreto e ressaltou que a aberturada lona foi uma grande homenagem para um grande parceiro da cidade, que foi o músico Arthur Maia.

“O bairro recebeu importantes intervenções como a duplicação da Rua Benjamim Constant, a construção do boulevard da Rua General Castrioto, a pavimentação de dezenas de ruas, e a construção da Cidade da Ordem Pública, além da reforma e ampliação de unidades de saúde e a climatização de várias escolas, assim como a recuperação do CIEP do Buraco do Boi, que estava há décadas abandonado. Este novo espaço cultural chega para somar, para trazer ainda mais qualidade de vida para quem mora aqui”, disse Neves.

A homenagem a Arthur Maia foi uma iniciativa do deputado estadual Paulo Bagueira, que apresentou a sugestão ao prefeito e foi prontamente atendido.

“Arthur Arthur Maia era um músico excepcional e que levou o nome de Niterói para o mundo inteiro através do seu reconhecido talento. Esta lona é uma forma de perpetuar o talento dele para as futuras gerações. E fico muito orgulhoso desse espaço poder ser aqui, no Barreto, onde vivi parte da minha história”, contou Bagueira.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, também fez questão de ressaltar a importância do músico para a cidade e de reforçar que o novo espaço terá sempre espaço para as diversas representações culturais.

“Hoje foi apenas o primeiro dia, um dia de festa. Mas este palco, com certeza, vai receber muitos talentos, e reforçar ainda mais nosso compromisso com a cultura e a educação, que são pilares para o desenvolvimento de uma cidade”, pontuou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, citou, ainda, as outras melhorias que foram realizadas no Horto do Barreto.

“Assim como o Horto do Fonseca, este é um espaço para a população ter lazer, diversão e qualidade de vida. O jardim japonês está maravilhoso. Estamos aqui, preservando e cuidando de mais uma área verde da cidade. Tenho certeza de que o Arthur Maia, onde quer que ele esteja, aprovou esta iniciativa e vai estar presente aqui. Ele deixou um grande legado para todos nós”, enfatizou Grael.

A família do músico participou da inauguração da lona cultural. As filhas de Arthur Maia, Júlia e Manuela Maia, aprovaram a homenagem e estavam bastante emocionadas.

“Exatamente neste dia, 15 de dezembro, completa um ano que meu pai não está mais aqui com a gente. Mas tenho certeza de que ele está muito feliz com esta homenagem. Ele amava Niterói e se dedicou à cultura”, contou Julia, que é mãe de Cecília, de 1 ano e 7 meses, neta de Arthur. “Recebemos esta homenagem com muita surpresa e alegria. Estamos muito emocionadas”, completou Manuela.