Chegada do Papai Noel no Hospital Carlos Tortelly anima a criançada PDF Imprimir E-mail

19/12/2019 – “Eu espero ansioso a chegada do Natal pra poder ver o Papai Noel e receber presentes”, esse é o relato de I., de apenas 9 anos, portador do vírus HIV, que recebe atendimento ambulatorial no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro. A unidade recebeu, nesta quinta-feira (19), a tradicional confraternização de Natal para crianças e adolescentes que recebem atendimento na enfermaria de Aids. O hospital da Prefeitura de Niterói é referência no tratamento de crianças com vírus HIV positivo.

Diversas atividades animadas voltadas aos pequenos marcaram esta tarde. Pula-pula, vídeo game, brincadeiras no parquinho e um lanche especial. Além disso, a estrela do dia, o Papai Noel, distribuiu abraços e presentes para a felicidade da garotada, entusiasmada também com a presença de super-heróis fantasiados.

Enquanto acompanhava toda a diversão da molecada, a mãe de I., G., de 54 anos, elogiou o trabalho desempenhado pelas equipes do hospital.

“Eu adotei o meu filho quando a mãe biológica dele, que tinha o vírus do HIV, faleceu. Ele tinha 4 anos e como a mãe era soropositiva, resolvi investigar. Fui até o Médico de Família do Caramujo, onde ele fez os exames e recebeu o diagnóstico. Foi encaminhado aqui para o Hospital Carlos Tortelly, onde vem sendo acompanhando no ambulatório, recebendo todo tratamento necessário e hoje vive muito bem. O atendimento é maravilhoso, melhorou a qualidade de vida do meu filho, só tenho a agradecer essa equipe maravilhosa”, enalteceu G.

De acordo com o assistente social Antônio Tavares, cerca de 64 crianças recebem acompanhamento ambulatorial no hospital.

“Elas são atendidas por uma equipe formada por médico infecto-pediatra, assistentes sociais, técnicos e enfermeiros”, informa.

Para o diretor do hospital, Ubiratan Moreira Ramos, atividades recreativas proporcionam bem-estar aos pacientes e familiares.

“Esse é um momento de alegria importante para as crianças e adolescentes que frequentam o ambiente hospitalar”, afirma. “A transmissão congênita do HIV pode acontecer durante a gestação, parto ou pelo aleitamento materno. Por isso, o pré-natal deve ser acompanhado de forma segura com o tratamento por antirretrovirais ao ser identificado o vírus na gestante”.

Atendimento – Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com ampla assistência e tratamento. O HMCT é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista e ginecologista.