Prefeitura de Niterói abre edital para apoio a atividades culturais PDF Imprimir E-mail
20/12/2019 - A Prefeitura de Niterói lançou neste mês de dezembro, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, o 2° edital para seleção de organizações para gerir 10 Pontos e dois Pontões de Cultura, num valor total de R$ 900 mil. O governo municipal criou a Rede de Pontos de Cultura de Niterói para reconhecer iniciativas já desenvolvidas pela sociedade civil e fomentar a diversidade cultural brasileira a partir dos princípios do protagonismo social, da autonomia e do empoderamento. Os vencedores do edital passarão a integrar essa Rede. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até 16 de janeiro de 2020. Informações podem ser obtidas no site www.culturaniteroi.com.br.

Os Pontos de Cultura promovem, impulsionam e dinamizam um conjunto de ações de cidadania cultural em seus territórios. Já o Pontão de Cultura, é responsável por desenvolver ações de articulação e formação para os Pontos e demais agentes culturais. Pelas regras desse 2º edital lançado pela Prefeitura, as organizações reconhecidas como Pontos de Cultura receberão o apoio de R$ 60 mil cada, enquanto as de Pontão de Cultura terão aporte de R$ 150 mil, para atividades ao longo de um ano. A expectativa é de que a utilização desses recursos potencialize as ações dos projetos selecionados, contribuindo para sua sustentabilidade.

"Renovando o programa e dobrando o número de entidades beneficiadas, procuramos contribuir com a formação de produtores locais, valorizar a cultura em cada território e potencializar espaços que já desenvolvem atividades socioculturais, transformando-as em referência na cidade", explica o presidente da FAN, André Diniz.

Os projetos deverão ser apresentados por entidades culturais sediadas no município de Niterói, constituídas juridicamente há, no mínimo, três anos, e que comprovem desenvolvimento continuado de atividades relevantes para a diversidade e a cidadania cultural.