Obras de macrodrenagem avançam na comunidade São José, no Fonseca PDF Imprimir E-mail
20/12/2019 - As obras de urbanização e infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Niterói na comunidade São José, Zona Norte, estão concentradas na implantação da rede de macrodrenagem da Rua São José. O projeto inclui obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação de vias, melhoria em escadas de acesso à comunidade, além de quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade e brinquedos para crianças e um anfiteatro.  A previsão é que as intervenções sejam concluídas no segundo semestre de 2020.

“Estamos realizando um conjunto de obras nunca visto na região Norte da cidade. São intervenções que trazem mais qualidade de vida para os moradores, e também que salvam vidas, como é o caso das obras de contenção de encostas. Só foi possível tirar essas obras do papel graças a uma gestão comprometida, que tem planejamento. Vamos seguir em frente para que Niterói seja a melhor cidade para viver”, disse Rodrigo Neves.

O investimento do Município para este projeto na comunidade São José é de aproximadamente R$ 44 milhões.  As obras, que tiveram início em abril deste ano, irão beneficiar cerca de 1.500 famílias que moram na região. Todo o projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para a execução dos trabalhos, a região foi dividida em 10 núcleos.

“Com aproximadamente 800 metros de extensão, galerias de 2mx2m estão sendo instaladas na via, que é uma das principais ligações entre o Fonseca, o Viçoso Jardim e o Caramujo”, explicou o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini. “A expectativa é que mais de 500 delas sejam instaladas no remanejamento das águas pluviais. A via ainda receberá novas calçadas e pavimentação”, completou o secretário.