Zona Norte ganhará primeiro centro cultural municipal PDF Imprimir E-mail

Espaço terá exposições, salas de oficinas e local para dança e ensaios de grupos teatrais

28/01/2020 – A Prefeitura de Niterói vai abrir mais um espaço destinado à cultura e ao lazer na cidade. Dessa vez, será na Zona Norte. O decreto foi assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, publicado nesta terça-feira (28) no Diário Oficial do Município, e aborda a desapropriação da casa de número 263, na Alameda São Boaventura. O espaço se tornará o primeiro Centro Cultural da região.

“Consideramos a cultura como um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social do município e um novo espaço fora do eixo Centro-Sul reforça ainda mais nossos objetivos”, ressalta o Secretário Municipal das Culturas, Victor De Wolf.

O espaço, de 2 mil metros quadrados, vai oferecer eventos culturais como exposições, danças, salas de oficinas e ensaios de grupos. O projeto também inclui a construção de um teatro no terreno existente nos fundos da casa que terá função multiuso e será equipado com cadeiras móveis.

Segundo De Wolf, em uma das etapas da Conferência de Cultura, que acontecerá em abril, com pré-conferências em março, haverá debates sobre a utilização do novo Centro Cultural, já que a participação popular é de fundamental importância na administração.

“Vamos apresentar uma ideia inicial e, a partir daí, alinhar com a população a forma de ocupação desse novo espaço de cultura na cidade, especialmente, no que diz respeito às atividades oferecidas. É preciso pensar o espaço como um todo”, finaliza. A previsão é de que a inauguração aconteça em maio desse ano.