Niterói já tem integração total na tarifa entre ônibus e barcas PDF Imprimir E-mail

Benefício concedido pela Prefeitura de Niterói vai gerar economia para mais de 20 mil usuários. É necessário ter cartão cadastrado no Bilhete Único de Niterói

31/01/2020 – Começou, na manhã dessa sexta-feira (31), a segunda fase de operação assistida da integração para passageiros que utilizam as barcas e o ônibus municipal. Para ter direito ao benefício concedido pela Prefeitura de Niterói, o usuário deve se dirigir a uma das catracas adesivadas. Há pessoas treinadas no local para dar informações e tirar dúvidas. Durante toda a manhã, apesar do fluxo intenso devido ao horário, não houve nenhum problema para usar o benefício.

O desconto vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas diariamente. Esse é o caso do Renato Rangel, de 27 anos, que trabalha no Centro do Rio.

“Uso ônibus e barcas todos os dias e o que vou economizar em transporte, já destinei para outros gastos pessoais”, disse.

O benefício iniciado no final de 2019, agora vale nos dois sentidos, assim como já acontece no Catamarã de Charitas. A economia pode chegar a mais de R$ 170 mensais por usuário.

Carina Rodrigues, de 30 anos, e a amiga Ana Paula Sobral, 34, já utilizam o desconto desde dezembro e estão satisfeitas. “Acho ótimo, e o bolso agradece”, diz Carina.

O secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, disse que o primeiro dia de integração aquaviária na Estação Arariboia transcorreu com “muita tranquilidade”.

“Esse é um benefício da Prefeitura de Niterói previsto no Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável e tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público. É importante salientar que o usuário precisa cadastrar o cartão no Bilhete Único de Niterói para obter o benefício. Quem já tem Bilhete Único Intermunicipal já tem direito ao benefício Municipal”, afirmou Barandier.

Atualmente, os passageiros que utilizam o ônibus municipal e a barca na Praça Arariboia e não têm direito ao desconto no Bilhete Único Intermunicipal, pagam R$ 10,35. Com o novo subsídio da Prefeitura de Niterói, o valor da viagem terá desconto de R$ 4, totalizando R$ 6,35. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e começou a funcionar em dezembro no trajeto Rio-Niterói.

Cadastro - O Bilhete Único Niterói é um benefício que pode ser utilizado pelos usuários de linhas municipais da cidade e deve ser habilitado para utilização em qualquer cartão Riocard Mais vinculado a um CPF.

O usuário que já possui um cartão Riocard Mais e deseja habilitar o benefício do Bilhete Único Niterói deve acessar o site cartaoriocardmais.com.br/paravoce, realizar o login, clicar em “Cartões” e “Cadastrar Cartões”. O próximo passo é digitar o número do cartão, do chip e CPF. Depois, basta ir ao menu “Usuários”, acessar “Consulta e Alteração”, selecionar o usuário desejado e em “Alterar”. Em seguida, clicar em “Reutilizar cartão cadastrado”, selecionar o número do cartão e “Confirmar”.

Quem já possui o benefício do Bilhete Único Intermunicipal está automaticamente habilitado para o Bilhete Único Niterói.