Comunidade São José, no Fonseca, terá nova interdição de via e mudança de itinerário em linhas de ônibus PDF Imprimir E-mail

Alterações começam nesta terça-feira (4). Moradores e passageiros devem ficar atentos às mudanças nos trajetos

31/01/2020 – A partir desta terça-feira (4), a Rua São José, na comunidade São José, localizada entre os bairros Fonseca, Viçoso Jardim e Caramujo, na Zona Norte, estará interditada ao trânsito no trecho entre a Rua Soares de Miranda e a Travessa São José. Com isso, as linhas de ônibus 45 (Cubango x Centro), 34B (Circular) sofrerão alteração nos itinerários neste trecho. A interdição, que segue até agosto, será necessária por conta das obras de macrodrenagem que estão sendo realizadas na comunidade.

Com as mudanças, as linhas 45 e 34B terão novo trajeto, passando pelas ruas Desembargador Lima Castro, Alameda São Boaventura, primeiro quarteirão da Rua São José e Soares Miranda, retornando para a Desembargador Lima Castro.

Haverá alteração também nos pontos finais das linhas que circulam nesta região. A parada da linha 49 (Circular) será na Rua São José, altura do número 42, no trecho entre a Rua Soares de Miranda e Alameda São Boaventura, do lado direito de circulação da via. Já o ponto final da linha 45 ficará na Rua Soares de Miranda, na altura do número 22.

Para facilitar o deslocamento dos passageiros que moram nas ruas onde haverá interdição, será disponibilizada uma linha gratuita, partindo da rotatória da Travessa São José até a rotatória da Rua Desembargador Lima Castro. Esta linha será para fazer a interligação com os outros ônibus que circulam no bairro: 45, 34B e 49.

Urbanização – As intervenções para urbanização e infraestrutura da comunidade São José começaram em abril de 2019 e a previsão é que estejam concluídas em agosto de 2020. Em agosto do ano passado, a Prefeitura entregou a primeira etapa do programa de urbanização. Nessa fase foram realizados serviços de drenagem e pavimentação de vias, além da melhoria em escadas de acesso. Na etapa que está em andamento, o foco é o trabalho de macrodrenagem.

As obras vão beneficiar cerca de 1.500 famílias e são financiadas pela Prefeitura de Niterói em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), em um investimento de R$ 44 milhões.

Para a execução dos trabalhos, a região foi dividida em 10 núcleos. O projeto inclui obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação de vias, melhoria em escadas de acesso à comunidade, além de quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade e brinquedos e um anfiteatro.