Com investimentos da Prefeitura em segurança, Niterói volta a registrar queda acentuada de criminalidade PDF Imprimir E-mail

Números de janeiro mostram redução de 75% no roubo a veículos em Icaraí e 63% em toda a cidade, segundo Observatório de Segurança de Niterói

03/02/2020 – O roubo de veículos na área 77ª DP (Icaraí) caiu 75% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês em 2019. Os dados são do Observatório de Segurança de Niterói que também mostram redução de 51,72% nos roubos de rua na área 79ª DP (Jurujuba) que abrange os bairros de Charitas, São Francisco e Jurujuba, na Zona Sul.

No mês de janeiro também houve redução no índice de letalidade, que caiu 45% – mais um mês sem registro de latrocínio na cidade –, e queda nos roubo de rua de 33,54% e nos roubos de veículos de 63,92%.

“A redução da letalidade, do roubo de rua e roubo de veículos em janeiro é melhor resultado dos últimos 15 anos para o mês e em comparação com cidades da Região Metropolitana”, comemora o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. “Nos últimos anos, a Prefeitura elaborou o Pacto Niterói contra a violência, um projeto que inclui as ações de apoio as forças de segurança e nas áreas jurídica e social. Desenvolvemos o projeto apoiados pela Comunitas e a sociedade civil. Estamos realizando o maior investimento que uma cidade brasileira já fez para auxiliar no combate à criminalidade.  Os resultados estão, a cada mês, alcançando mais registros positivos. Vamos seguir cooperando com Governo do Estado para fortalecer e ampliar efetivos policiais na cidade e continuar investindo pesado em segurança pública, educação, cultura e na juventude”.

Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da Prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados e agentes civis.

“Com a determinação do prefeito em investir em segurança pública, mesmo não sendo atribuição constitucional do Município, temos alcançado resultados nunca antes experimentados pela nossa cidade”, analisa o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Gilson Chagas. “A integração das forças de segurança, a valorização dos profissionais que trabalham na área e um amplo projeto de prevenção a criminalidade fazem com que a nossa cidade melhore a cada dia”.

A delegada Raíssa Celles, titular da 77ª DP (Icaraí), que atende uma das regiões onde os índices de criminalidade tiveram a queda mais expressiva, reforça que a integração capitaneada pela prefeitura tem sido de fundamental importância para os bons resultados.

“A redução dos indicadores de criminalidade é fruto de um trabalho integrado entre a Polícia Civil, Militar, Niterói Presente, Guarda Municipal e Centro Integrado de Segurança Pública. O Cisp é nosso grande parceiro. Eles estão conectados 24 horas e as imagens que nos fornecem, em cada ocorrência, são fundamentais para elucidação dos casos e nas investigações. A delegacia tem um setor específico de roubos de furtos e essa integração é de extrema”, enfatiza.

O Cisp, operado pela Guarda Municipal, monitora a cidade com 600 câmeras, sendo 70 inteligentes que fazem o cercamento eletrônico, responsável por ajudar a recuperar veículos e prender quadrilhas.

“Posso dizer que começamos o ano de 2020 no mesmo padrão que foi o ano de 2019, reduzindo os números de violência em Niterói. Vamos continuar focados no mesmo objetivo: o combate ao tráfico de drogas e o retorno da sensação de segurança para a população de Niterói. Temos um ano muito desafiador, vamos buscar a redução dos números alcançados por nós mesmo no ano de 2019”, afirma o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói).