Prefeitura de Niterói alerta sobre cuidados com transporte escolar na volta as aulas PDF Imprimir E-mail

Transporte escolar

06-02-2020 - Fevereiro é tempo de volta às aulas e a preocupação com o transporte escolar é recorrente. A Subsecretaria de Transportes de Niterói (SST) alerta que os pais precisam ficar atentos para não colocar os filhos em risco.

Em 2019, 145 veículos foram vistoriados e estão aptos a circular. Entretanto, há muitos carros que não estão regularizados pela Prefeitura Municipal de Niterói.

“Todo cuidado é pouco em se tratando de transporte de crianças. A Subsecretaria de Transportes faz vistorias anuais. A última terminou em novembro de 2019 e esse ano abriremos o calendário ainda no primeiro trimestre. Além disso, realizamos fiscalizações ao longo de todo o ano letivo”, disse o Subsecretário de Transportes, Murilo Moreira.

Algumas regras são importantes na hora de escolher quem vai levar e buscar a criança na escola.

Verifique se, no veículo, a placa é vermelha, se no centro do para-brisa dianteiro há um selo de vistoria anual e um outro selo de 60 km/h na traseira do veículo, se existe número de ordem NIT-E-0000 nas portas dianteiras e uma faixa amarela de 40cm em toda a extensão do carro. A vistoria é feita anualmente.

Além das normas externas, também é necessário que os pais conversem com seus filhos e os orientem sobre como se portar dentro dos veículos. É proibido o transporte de crianças no banco dianteiro, bem como o transporte de passageiros em pé. O uso de cinto de segurança é obrigatório em todos.

Os veículos que estiverem fora das normas serão multados no valor de 456,1 (quatrocentos e cinquenta e seis inteiros e um décimo) UFIRs. Na reincidência, a multa será aplicada em dobro. Para verificar a situação do transporte do seu filho, entre em contato pelo telefone 2710-1134.

Operações no trânsito

A NitTrans iniciou a sexta edição anual da campanha Volta Às Aulas, com ações voltadas à educação para o trânsito no ambiente e nos perímetros escolares de Niterói, com distribuição de material didático nas imediações das escolas, ações de conscientização nas ciclovias e ciclofaixas e um ciclo de palestras voltado para motoristas profissionais do transporte público.

“A campanha tem como objetivo fortalecer as ações de educação para o trânsito neste momento em que a rotina escolar é retomada após as férias. A educação desempenha o importante papel de formar o entendimento de que o trânsito tem a participação de todos; de sugerir a adoção de um comportamento prudente no trânsito; de orientar para a construção da percepção de risco para si e para outros quando as normas de trânsito são desobedecidas”, explica o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

Palestras – Serão realizadas ao longo de fevereiro palestras de educação para o trânsito para um público esperado de mil motoristas profissionais, com foco nos motoristas de ônibus da cidade. Serão abordados temas como a adoção de postura consciente no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de trânsito que prima pela cidadania, pela qualidade de vida e pela proteção ao meio ambiente.