Patrulha Escolar da Guarda Municipal atua na volta às aulas PDF Imprimir E-mail

06/02/2020 – A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino de Niterói nesta quinta-feira (6) contou com o apoio da Patrulha Escolar, da Guarda Municipal de Niterói. A coordenadoria especial da corporação conta com 30 agentes que, além de patrulharem o entorno das unidades, realizando o ordenamento urbano, mediam conflitos e fazem palestras educativas.

“Nós temos uma equipe especializada para mediação de conflitos. Quando chegamos ao local fazemos a avaliação da situação e quando necessário acionamos o Conselho Tutelar e, em alguns casos mais extremos, a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente”, explica a coordenadora da Patrulha Escolar, a subinspetora Simone Fernandes Rodrigues.

Os agentes fazem o patrulhamento preventivo das 7h às 22h30, de segunda à sexta-feira, no entorno das escolas. Um sábado por mês, quando há dia letivo, as equipes também são mobilizadas para atuarem nos colégios.

Em média, a patrulha permanece por 30 minutos em cada colégio, caso não haja ocorrências. As equipes realizam trabalho preventivo durante as rondas e atendem em médias de três a quatro ocorrências por mês, solicitadas por diretores de unidades em casos mais específicos de mediação de conflitos.

Além do patrulhamento preventivo, as equipes da Guarda Municipal realizam   ainda palestras e atividades com alunos e professores sobre o perigo das drogas; bullying e violência escolar; educação no trânsito e até mesmo primeiros socorros.

As rondas nas escolas são diárias e realizadas com viaturas devidamente identificadas. Cinco veículos da Patrulha Escolar operam nos colégios do Município. Além disso, as rondas tem contado com o apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal, que utiliza três motos, duas bicicletas e uma viatura apoiando os guardas municipais durante a patrulha, nos horários de saída de colégios.

Serviço – A escola da rede municipal ou privada que quiser solicitar a realização de palestras pela Patrulha Escolar pode agendar através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Em caso de emergência, alunos, pais ou professores podem acionar a Patrulha Escolar através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).