Guarda ambiental resgata capivara em estacionamento de supermercado em Niterói PDF Imprimir E-mail

Animal foi reintegrado à natureza na área de preservação em Itaipu

07/02/2020 - Moradores de Niterói que foram a um supermercado no Centro da cidade na tarde desta sexta-feira (07) se surpreenderam com um visitante inesperado que estava no estacionamento circulando entre os carros: uma capivara. Com cerca de 30 quilos, o animal foi resgatado por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, passou por avaliação e está sendo levado para a Zona de Amortecimento da Serra da Tiririca, em Itaipu, na Região Oceânica.

Os funcionários do supermercado entraram em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Segundo relatos de vigias do supermercado, o animal foi visto pela primeira vez na madrugada desta quinta-feira circulando no gramado do estabelecimento. Como estava escuro, os funcionários acharam que se tratava de um cachorro. Nesta tarde, a capivara foi localizada passeando tranquilamente entre os carros no estacionamento.

“Ninguém sabe como ela foi parar aqui. O importante é que ela está bem e sem nenhum machucado e poderá ser reintegrada ao seu habitat natural, um local onde já existem outras de sua espécie", explicou Jociley Pereira, subinspetor da Guarda Ambiental.

A coordenadoria ambiental da Guarda Municipal já resgatou mais de dois mil animais silvestres em Niterói apenas neste ano. Entre as espécies estão às capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros. Depois de contidos e capturados, os animais passam por uma avaliação e, caso estejam bem, são reintegrados à Unidade de Conservação mais próxima. Em caso de ferimentos ou estado geral debilitado, são encaminhados para instituições parceiras como o Cetas, Centro de Atendimento de Animais Marinhos, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou Instituto Vital Brazil, se for alguma espécie de cobra venenosa.