Prefeitura de Niterói e Academia Fluminense de Letras firmam acordo para o fomento da cultura no município PDF Imprimir E-mail

12/02/2020 – A secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer, o secretário municipal das Culturas, Victor de Wolf, e o presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, assinaram ontem um termo de fomento que visa incentivar a recuperação do acervo bibliográfico da academia e a promoção de atividades culturais na cidade.

Entre os projetos, está a criação do Taxi Literário que, nos feriados nacionais e municipais relacionados à literatura, pretende distribuir 600 livros dentro de táxis por todo o município. A realização de concursos literários e seminários com temas ligados à literatura fluminense também fazem parte do acordo.

O presidente da AFL e ex-prefeito de Niterói, Waldenir de Bragança, destacou a parceria da Prefeitura com a academia como um “ato de amor”.

“Nós da Academia Fluminense de Letras só podemos agradecer ao apoio incondicional dado pela Prefeitura de Niterói à nossa missão cultural. Essa entidade de 103 anos poderá fazer ainda mais pela cultura do estado do Rio de Janeiro com essa parceria”.

A secretária Giovanna Victer ressaltou o desafio da administração em Niterói de aproximar o governo das pessoas.

“Para nós é uma honra associar a Prefeitura de Niterói a uma instituição tão nobre. A academia é um local de conhecimento, de reflexão, que nos aproxima da essência dos cidadãos. Esse é um dever que temos enquanto gestores públicos”, afirmou a secretária.

Victor de Wolf destacou que orgulho em ser secretário das Culturas em uma cidade que tem grandes artistas como Niterói.

“Esse acordo é importante porque, se você não tem desenvolvimento cultural em uma cidade, você não tem uma sociedade. E é muito bom fazer parte de um governo que valoriza a arte e a cultura como fazemos aqui em Niterói”, ressaltou.

Estiveram presentes ainda representando a Academia Fluminense de Letras José Mauro Haddad, Márcia Maria Pessanha, Wainer da Silveira, Regina Coeli da Silva e Alba Helena Corrêa.