Carnaval: prefeito recebe representantes das 32 escolas de samba de Niterói PDF Imprimir E-mail

Agremiações vão participar do desfile na Rua da Conceição entre os dias 23 e 25

13/02/2020 – Faltando 10 dias para o carnaval, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu em seu gabinete integrantes das 32 escolas de samba da cidade para consolidar os últimos detalhes para o tradicional desfile da Rua Conceição, no Centro, que será realizado entre os dias 23 e 25. A expectativa é que o evento tenha mais de 20 mil participantes, entre moradores da cidade, de municípios vizinhos e turistas.

Além das agremiações da cidade, o evento também contará com a presença das três grandes agremiações: Viradouro, Cubango, Sossego, que participam hors concours. O carnaval de Niterói é o segundo maior do Estado do Rio.

“Fizemos hoje uma reunião de trabalho com os presidentes das escolas da cidade. Houve um planejamento integrado do governo, com a Neltur, Secretaria das Culturas, Secretaria Executiva, Comissão de carnaval e Secretaria de Planejamento, e as agremiações”, informa o prefeito. “Niterói tem forte tradição com suas escolas de samba e por isso apoiamos manifestações culturais que contribuem para autoestima e desenvolvimento local. Nossa gestão sempre acreditou no potencial das escolas e tenho certeza de que teremos o melhor desfile dos últimos 10 anos na cidade.”

Niterói é considerada o berço do samba popular e autêntico por ser a terra de Ismael Silva, que imortalizou o carnaval, e, de acordo com a Neltur, deve atrair nos quatro dias de folia, cerca de 850 mil pessoas. A programação inclui o desfile oficial da Rua da Conceição, 34 carnavais de bairro e cerca de 80 blocos que desfilarão até o dia 8 de março.

"O carnaval faz parte da nossa cultura e entendemos sua importância para a cidade”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael. “O carnaval gera emprego e renda, movimenta a economia e o turismo da cidade. A Prefeitura foi sensível e, nos últimos anos, vem aumentando o apoio a esta festa popular. Niterói cresce a cada ano com a melhoria das escolas, os blocos de rua e as festas nos bairros, estimulando o turismo, a economia da cidade, através de seus polos hoteleiros, gastronômico, setor de transporte, comercio e serviços”.

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), Marcelo Sepa, destacou a importância da folia para a cidade.

“Niterói está voltando a ser referência, com lojas especializadas em produtos de carnaval. Nos barracões também é possível ver o impacto dessa indústria – ontem, durante uma visita, encontrei cerca de 50 pessoas que estavam desempregadas trabalhando para as agremiações”, afirmou Marcelo.

Já Carlos Rodrigues da Silva, o Xororó, presidente da Liga das Escolas de Samba de Niterói (LESNIT), garantiu que as agremiações estão se empenhando.

“Hoje, com a ajuda do Município, as agremiações podem se preparar melhor, estruturar seus desfiles. Vamos realizar uma festa linda esse ano, melhor até do que nos anos anteriores. Estamos muito felizes”, observou Xororó.

Também participaram da reunião o coordenador da comissão de carnaval, Anderson Pipico, o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o secretário das Culturas, Victor De Wolf, e o deputado estadual Paulo Bagueira.

Escolas que desfilam na Rua da Conceição

19h – Império de Charitas