Câmeras inteligentes da Prefeitura ajudam polícia a recuperar carro roubado em Niterói PDF Imprimir E-mail

Mais de 100 automóveis apreendidos voltaram para seus donos com uso de tecnologia e reforço no policiamento financiado pela Prefeitura

17/02/2020 – Na manhã dessa segunda-feira (17), policiais do Niterói Presente prenderam um rapaz e recuperaram, em Santa Rosa, um carro que havia sido roubado sábado (15), no Fonseca. O veículo foi identificado pelas câmeras inteligentes do cerco eletrônico total instalado na cidade e operado pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói. Já são mais de 100 veículos recuperados pelo Niterói Presente desde o início do programa na cidade, em dezembro de 2017.

Implantado pela Prefeitura, o sistema de cercamento eletrônico – composto por 70 câmeras que conseguem ler placas e identificar características de veículos –  identificou o veículo e alertou os guardas que operam o Cisp. Os agentes municipais começaram a monitorar o veículo pelas mais de 500 câmeras espalhadas pela cidade e acionaram os policiais do Niterói Presente, que abordaram o carro sem nenhum disparo e conduziram o motorista à delegacia, onde foi verificado que o condutor já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

Na última sexta-feira (14), em menos de 20 minutos, policiais do Niterói Presente recuperam outro carro roubado com ajuda das câmeras inteligentes do cerco eletrônico e prenderam um dos três homens que estavam no veículo. Os outros dois criminosos conseguiram fugir a pé. No carro, os agentes encontraram pertences das vítimas, como computadores, uma bolsa e uma mochila, celular, carteira e R$ 200, que foram levados para a 76ª DP (Centro) junto com o preso.

“Estamos no caminho certo. Com as ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura para ajudar no combate à criminalidade, todos os dias temos resultados positivos. A ação integrada do Niterói Presente, Polícia Militar e Guarda Municipal está sendo essencial. Vamos avançar cada vez mais", afirmou o subsecretário do Gabinete de Gestão Integrada, Gilson Chagas.

Totalmente custeado pela Prefeitura, o Niterói Presente disponibiliza, diariamente, o reforço de 400 homens nas ruas de sete bairros da cidade: Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, São Francisco, Charitas e Jurujuba, liberando o efetivo do 12º BPM para atuar em outras regiões da cidade.

Em dois anos, os agentes prenderam mais de 400 pessoas com mandados de prisão emitidos pela Justiça. Grande parte era de foragidos do sistema penitenciário. Também foram apreendidas mais de 40 armas de fogo, entre outras ocorrências. Atualmente, graças ao programa, aproximadamente 60% do policiamento de Niterói é financiado pela Prefeitura.