Aos 110 anos, mulher mais velha de Niterói é homenageada pela Secretaria do Idoso PDF Imprimir E-mail

Festa de Dona Izolina Ferreira de Souza contou com muita emoção

20/02/2020 – O aniversário de 110 anos de Dona Izolina Ferreira de Souza, a pessoa mais idosa de Niterói, foi comemorado de forma especial esse ano. Ela ganhou uma festa de aniversário nesta quarta-feira (19), realizada pela Secretaria Municipal do Idoso através do projeto “Aniversariantes Centenários”. A idosa estava acompanhada de três filhos e não faltou emoção na celebração. Além da festa, a aniversariante também ganhou de presente um azulejo decorativo com seu nome e data de nascimento.

Um dos filhos de Dona Izolina, Irani Souza, de 74 anos, veio de Brasília para celebrar mais um ano de sua mãe.

“Minha mãe é uma pessoa que trabalhou muito durante sua vida e sempre se dedicou aos filhos e à família. Ela agora está fazendo 110 anos e eu só tenho que agradecer a Deus pela sua vida”, contou.

Outros dois filhos aposentados, Idilno de Souza, de 79 anos, Iaci de Souza, 77 anos, também estavam na comemoração.

“Mamãe sempre foi batalhadora e teve uma vida sofrida, mas sempre foi muito dedicada, e criou todos nós com amor e carinho. Venho todos os dias visitá-la”, destacou Iacir.

Nascida em 1910 em São Cristóvão, Dona Izolina, morou mais de 40 anos na Região Oceânica e em Icaraí. Ela foi empresária no ramo de sapataria, mãe de 10 filhos, e avó de 9 netos, e 8 bisnetos. Hoje ela vive sob os cuidados de uma casa de repouso no Ingá.

“O projeto Aniversariantes Centenários é muito bacana, pois valoriza a vida desses idosos, a sabedoria, como foi a criação deles”, elogia o diretor da casa de repouso Hotelar, André Considera. “Dona Izolina está conosco há quatro anos, sendo cuidada com todo carinho. O que nos impressiona é que ela não toma nenhuma medicação, não tem nenhuma doença. Vemos o amor que os filhos têm por ela e é emocionante. É uma pessoa que merece ser homenageada”.

Centenários – O projeto da Secretaria Municipal do Idoso homenageia os moradores de Niterói a partir do centésimo aniversário. De acordo com o secretário da pasta, Beto Saad, cerca de 100 pessoas já são centenárias na cidade.

“Ouvindo as demandas dos idosos, eles sugeriram que pudéssemos fazer algumas comemorações de pessoas que já passaram os 100 anos. Completar um século de vida é uma momento muito importante e marcante, e todo morador de Niterói que tiver completando 100 anos, pode entrar em contato com a Secretária, que faremos a homenagem”, pontuou Saad, destacando que o projeto tem apoio do setor privado.