Prefeitura abre inscrições para o prêmio Inês Etienne Romeu para mulheres de Niterói PDF Imprimir E-mail

O objetivo é promover e incentivar mulheres no município. Indicações poderão ser feitas até 6 de março

21/02/2020 - A Prefeitura de Niterói, através da Coordenadoria de Políticas e Direitos para as Mulheres (Codim), abriu as inscrições para a IV Edição do Prêmio “Inês Etienne Romeu”, com o objetivo de promover e incentivar mulheres, por meio de homenagem, durante o Mês da Mulher.

Serão selecionadas 10 mulheres para recebimento do prêmio, através da indicação de instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem atividades de promoção e valorização da mulher no município de Niterói. A composição da lista de homenageadas será feita através da análise do currículo e formulário de inscrição. Cada instituição poderá indicar uma candidata e as indicações serão recebidas até o dia 6 de março, às 16h.

A lista de homenageadas será divulgada na página da Prefeitura, e a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres entrará em contato com a instituição através do endereço eletrônico disponibilizado no formulário de indicação da candidata. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (21) 2719-3047/2620-1993 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

“Esse prêmio é muito importante para nós mulheres de Niterói, pois a Inês Etienne foi uma mulher que lutou pelos direitos, e que passou pela ditadura, e esse prêmio com o nome dela, será entregue para pessoas que têm participação nas lutas das mulheres e dos direitos humanos”, contou a coordenadora da Codim, Ana Lúcia Fernandes.

Inês Etienne Romeu faleceu em 27 de abril de 2015, aos 72 anos. Historiadora e ex-integrante de grupos revolucionários na ditadura militar, foi a única pessoa a ser libertada da chamada Casa da Morte, um centro clandestino de tortura utilizado pelos militares e localizado em Petrópolis (RJ). Etienne viveu em Niterói nos seus últimos anos, e adorava a cidade.