Prefeitura homenageia desembargador Jorge Loretti PDF Imprimir E-mail

Jurista presidiu Tribunal de Justiça, foi acadêmico e professor

05/03/2020 - A Prefeitura de Niterói inaugurou manhã de nesta quinta-feira (05), na Praça César Tinoco, no Ingá, o busto do desembargador Jorge Fernando Loretti. Ao lado do prefeito Rodrigo Neves e familiares de Loretti, participaram da solenidade dois ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Rio, Marcus Faver e Manuel Alberto Rebêlo. Também estiveram presentes os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael; de Governo, Comte Bittencourt; e de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; desembargadores, juristas, advogados e amigos do falecido desembargador, entre eles o ex-prefeito Waldenir Bragança.

“O doutor Jorge Loretti, além de um grande magistrado, de um grande político e de um grande literato e acadêmico, era um grande niteroiense apaixonado por Niterói. Ele também tinha uma biblioteca pessoal com um acervo extraordinário e, além dessa homenagem, eu já vinha conversando com a dona Cléia, viúva do doutor Loretti, para levar esse acervo para o Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, e criar ali uma biblioteca Jorge Loretti”, disse o prefeito.

“A inauguração de desse busto é mais uma referência de um nome que fez história em Niterói e isso é uma forma de referenciar e dar destaque a pessoas que foram muito importantes na vida da cidade. Com certeza doutor Loretti é um desses nomes”, disse Axel Grael.

“Para todos nós de Niterói, Jorge Loretti era uma pessoa muito querida, e esse local onde prestamos a ele essa homenagem era muito especial. Era um cantinho da cidade que ele frequentava e gostava muito”, disse Comte Bittencourt.

Falando em nome da família, Ricardo Loretti, neto de Jorge Loretti, lembrou a trajetória do avô, que presidiu o Tribunal de Justiça entre 1991 e 1992 e foi membro da Academia Fluminense de Letras. Graduado em 1947 pela Faculdade de Direito de Niterói, Jorge Loretti integrou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados Brasileiros, seção do Estado do Rio de Janeiro. Em 28 de dezembro de 1979, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Dedicou-se também ao magistério, sendo professor titular do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, membro do Conselho Universitário de Ensino e Pesquisa, além de diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense.