Câmeras do Cisp ajudam PM a prender bandidos que, quinze minutos antes, roubaram um carro e sequestraram motorista PDF Imprimir E-mail

Após alerta, placa do veículo foi inserida no sistema e localizada no Cubango, onde começou a perseguição com a PM

11/03/2020 - As câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e o sistema de cercamento eletrônico da cidade colaboraram, na noite desta terça-feira, para que Policiais do 12BPM prendessem três homens que, 15 minutos antes, haviam roubado um carro no Centro da cidade e feito um dos ocupantes do veículo como refém.

A ação dos bandidos começou no Centro. Após renderem os integrantes de um Ford Ranger prata, seguiram em direção ao bairro do Fonseca, levando um dos ocupantes do veículo na fuga. Outra vítima abordou uma viatura da polícia que passava pelo local e avisou sobre o roubo.

Numa ação rápida e conjunta, Guardas Municipais que atuam no Cisp receberam o alerta, inseriram a placa do veículo roubado no sistema de Cercamento Eletrônico e passaram a rastrear o carro. A ação policial contou com várias viaturas da Polícia Militar orientadas pelo Cisp.

O primeiro cerco foi feito na Rua Noronha Torrezão, no Cubango. Houve reação dos bandidos que conseguiram fugir, mas continuaram monitorados pelo sistema de cercamento. Um outro carro, um Hyundai prata, estava dando cobertura aos bandidos e também foi apontado pelo sistema de monitoramento e interceptado pela polícia.

Novamente, com a orientação do Cisp, a polícia efetuou um novo cerco na rua  Desembargador Lima Castro e prendeu os bandidos que haviam tentado fugir pela Alameda São Boaventura. Com os criminosos, a polícia encontrou uma pistola, um simulacro de arma e uma granada.

O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) possui hoje 522 câmeras que monitoram a cidade 24 horas e são operados por Guardas Municipais. Além disso, o Sistema de Cercamento eletrônico conta com 70 câmeras inteligentes, que são capazes de detectar veículos que estejam cadastrados nos sistemas das polícias civil ou militar como roubados ou suspeitos de praticarem algum crime. A ferramenta também permite que, ao ser dado um alerta de roubo, a placa do carro seja inserida no sistema de imediato possibilitando o rastreamento como o que ocorreu na ação desta terça-feira . O caso foi registrado na 76 DP no Centro.