Caramujo é o primeiro bairro a receber kits de higiene e limpeza distribuídos pela Prefeitura PDF Imprimir E-mail

Sueli Silveira

30/03/2020 – A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta segunda-feira (30), a entrega dos primeiros 3 mil dos 80 mil kits de higiene que serão distribuídos pelos agentes de saúde do programa Médico de Família. O Caramujo, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói, na Zona Norte, foi o primeiro a receber os kits.

O plano é que até 10 de abril todas as famílias atendidas porta a porta pelo Programa Médico de Família, em todas as comunidades carentes da cidade, já tenham recebido seus kits que contam com álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária. A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de Niterói e ajudar a impedir a disseminação do vírus.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que as medidas adequadas de higiene são fundamentais no combate ao avanço do coronavírus na cidade. Ele reforçou também a necessidade de as pessoas continuarem cumprindo o isolamento social.

“Com o isolamento social e, ao mesmo tempo, mantendo a limpeza da casa e a higiene correta, principalmente, das mãos, vamos evitar a propagação rápida do coronavírus. Por isso, iniciamos hoje esta ação com a distribuição dos kits para as famílias atendidas pelo programa do Médico de Família. É importante ressaltar que as pessoas não precisam sair de casa para buscar os kits. Os agentes vão porta a porta realizando a entrega”, explicou Neves.

Junto ao kit de higiene e limpeza está sendo entregue também um folheto explicativo com as recomendações para o uso dos produtos. Moradora do Caramujo já 52 anos, Sueli Silveira, 56, foi a primeira a receber o kit de higiene.

“Estava precisando muito desses produtos para fazer a limpeza da minha casa. Estou muito feliz e aliviada de estar com esses produtos agora. Essa ajuda está sendo muito importante para todos nós”, disse ela.

Vizinha de Sueli, Maria Luiza Ferreira da Silva, 68 anos, que mora com a neta, contou que o kit chegou em boa hora.

“Estou limpando a casa todos os dias e evitando ao máximo ir à rua. O álcool gel que a gente tem em casa já está acabando, com esse kit vou poder continuar fazendo a limpeza da casa com tranquilidade e de forma certa”, contou.

A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, reforçou a necessidade de limpeza das casas.

“A higienização adequada nos locais de moradia é uma das frentes de combate ao coronavírus. A distribuição dos kits e a orientação dos agentes do programa Médico de Família neste momento será fundamental para avançarmos nesta guerra contra o vírus”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura e também fez um apelo para que todos continuem mantando o isolamento social.

“Estamos fazendo, entre outras ações, a sanitização em comunidades e principais vias da cidade, iniciamos a distribuição dos kits de higiene e vamos receber mais de 40 mil testes para diagnóstico de covid-19 vindos dos Estados Unidos nesta semana. O objetivo é identificar as pessoas contaminadas, garantir o isolamento social de pessoas assintomáticas e minimizar a propagação do novo coronavírus”, explicou.