logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
No segundo dia, Programa Empresa Cidadã de Niterói já tem a adesão de mais de 1.300 empresas PDF Imprimir E-mail

14/04/2020 – O Programa Empresa Cidadã superou as expectativas da Prefeitura de Niterói e recebeu, em menos de 48 horas, a adesão de 1.312 empresa que indicaram 5.471 empregados para serem beneficiados. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura. No programa, a Prefeitura de Niterói pagará um salário mínimo, pelos próximos três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com alvará na cidade e que tenham até 19 funcionários.

"É importante lembrar que as inscrições para o programa Empresa Cidadã continuam até o dia 24 de abril. Nós vamos manter as empresas de Niterói de pé, apesar desse momento dramático não só na economia do Brasil, como de todo o mundo por causa da pandemia do coronavírus. Mas vamos provar que não há contradição entre salvar vidas e apoiar as empresas e a economia", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A expectativa é que no dia 5 de maio seja feito o primeiro depósito para as empresas que aderiram ao Empresa Cidadã. Essas empresas não poderão reduzir o número de postos de trabalhos até outubro.

Auxílio para MEIs – A Prefeitura de Niterói prosseguiu nesta terça-feira, com a entrega dos cartões para o pagamento do auxílio de R$ 500, por três meses, aos Microempreendedores Individuais em situação regular e que se cadastraram para requerer o benefício. Já foram entregues 2.265 cartões e a retirada prossegue até o dia 17 (sexta-feira).

A Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que, no dia da entrega, os cartões ainda não estarão carregados com o valor do benefício. O valor referente ao mês de abril será creditado no dia 24 de abril. Os demais pagamentos serão feitos em 24 de maio e 24 de junho.

“Os cartões serão todos distribuídos ao longo da semana, em locais previamente marcados, de forma organizada e principalmente muito segura para todos, explicou a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.

Busca ativa - A primeira etapa de atendimento do programa Busca Ativa acontecerá nesta quinta (16) e sexta-feira (17). Inicialmente, serão atendidas as seguintes categorias: artesãos, vendedores ambulantes, trabalhadores da economia solidária e catadores. O programa consiste no pagamento de um auxílio financeiro temporário de R$ 500 ao mês, pelo período de três meses.

“No programa Busca Ativa, vamos atender, inicialmente, a estas quatro categorias, nos próximos dias 16 e 17. A distribuição do cartão para o pagamento da renda básica está em planejamento e acontecerá em 9 pontos diferente que serão divulgados em breve”, informou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

O auxílio emergencial será disponibilizado a estas categorias específicas com cadastros ativos no Município até 31 de março de 2020, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) ou da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), e que cumpram os requisitos legais.

Durante o vídeo também foi divulgada a data que será aberta inscrição para que os taxistas da cidade se cadastrem e possam receber o auxílio emergencial: de 16 a 22 de abril.

Saúde – O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14) aponta que Niterói tem 167 casos confirmados, 33 hospitalizados, sendo 12 em Unidades de Terapia Intensiva, 53 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 10 óbitos e tem 71 curados.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, Niterói segue com um baixo índice de contaminados pelo coronavírus por conta das medidas de prevenção que a Prefeitura vem adotando desde janeiro e a perseverança da população em se manter no isolamento.

“Já são 25 dias de isolamento social e esse período foi determinante para diminuir a propagação do coronavírus na cidade, e tem permitido às redes pública e particular de saúde se prepararem para receber a demanda que virá nas próximas semanas. Peço que a população tenha paciência e persevere no isolamento”, alerta o prefeito.

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, chamou atenção para a preparação que Niterói vem fazendo e que coloca a cidade à frente da curva epidêmica.

“Estamos preparando a rede de saúde há alguns meses. Na última semana entregamos um hospital novo e que será exclusivo para casos graves de coronavírus com 40 leitos equipados com respiradores. Até o fim do mês, mais 35 leitos serão abertos, somando 75 no Hospital Oceânico. Mas volto a reforçar que lá só serão aceitos casos graves encaminhados pela rede pública de saúde. Se você possui algum sintoma, dirija-se a uma das quatro unidades referenciadas para emergências da Covid-19, que são o Hospital Municipal Carlos Tortelly, Unidade de Urgência Mario Monteiro e as policlínicas da Engenhoca e do Largo da Batalha”.

Máscaras – A Prefeitura de Niterói segue com a entrega de máscaras de tecido.  Nessa terça-feira (14), mais de quatro mil foram distribuídas em diversos pontos pelo Centro, Região Oceânica e na Engenhoca. Ao todo, 100 mil máscaras já foram entregues à população. Nos próximos sete dias, mais 400 mil serão distribuídas em diversos pontos da cidade. Os equipamentos foram comprados de pequenas e médias confecções da cidade.

Além da entrega das máscaras, os agentes do programa médico de família continuam a distribuição dos kits de limpeza com sabão em pó, detergente, água sanitária, sabonete e álcool em gel. Nessa terça (14), a entrega aconteceu na Comunidade da Boa Esperança, na Região Oceânica. E, amanhã, será a vez dos moradores da Grota do Surucucu, em São Francisco, receberem os kits.

Horário exclusivo para idosos – Desde ontem (13), as pessoas com mais de 60 anos têm novo horário exclusivo para fazer suas compras em mercados e supermercados, das 13h às 15h. Alguns idosos ainda não sabiam da novidade, mas aprovaram.

É o caso de Antônio José (88), que precisou repor alguns produtos em casa e foi ao supermercado na tarde de hoje. “Acredito que as autoridades tenham pensado bem para organizar isso. Eles estão estudando as medidas para cuidar da nossa saúde e cabe a gente atender”, disse Antônio.

Vacinação – Niterói já bateu a meta de vacinação da população maior de 60 anos que era de 85% e atingiu 95%. Mais de 80 mil doses foram aplicadas. Na próxima semana, os profissionais de educação e de segurança também receberão a imunização.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ