Cisp ajuda Polícia Civil a prender traficante internacional de drogas em Niterói PDF Imprimir E-mail

15/04/2020 - Policiais da 77ª DP (Icaraí) prenderam, na noite desta terça-feira, 14, com a ajuda do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), Alexandre Alex dos Santos, o Magrão, apontado pela Polícia Civil como um dos principais traficantes internacionais do estado. Ele seria responsável pelo fornecimento de armas como fuzis e pistolas para as comunidades do Salgueiro, em São Gonçalo; Complexos da Penha, no Rio de Janeiro; e Viradouro, em Niterói. A prisão aconteceu no estacionamento de um shopping da Região Oceânica de Niterói, após o alerta do cercamento eletrônico do Cisp.

A pedido da delegacia de Icaraí, o Cisp vinha monitorando, nos últimos 10 dias, o veículo Renault Clio de cor verde escura, suspeito de ser utilizado por Magrão e seus comparsas. O Serviço de Inteligência do Centro Integrado de Segurança Pública, numa investigação integrada com a Polícia Civil, monitorou o veículo por duas semanas nos bairros de Maria Paula, Santa Rosa, São Francisco e Pendotiba.

A investigação integrada aconteceu sob sigilo e, às 17 horas desta terça-feira, o alerta foi dado no Sistema de Cercamento Eletrônico do Cisp. A polícia foi avisada e, de imediato, efetuou o cerco prendendo o traficante. A diligência foi coordenada pela delegada Raissa Celles, titular da 77ª DP.

“A integração das forças de segurança que atuam em Niterói é uma realidade. E a Prefeitura, por determinação do prefeito Rodrigo Neves, continuará investindo pesado para garantir a tranquilidade do nosso cidadão”, afirma Paulo Henrique de Moraes, secretário municipal de Ordem Pública.

De acordo com a investigação da Polícia Civil, a prisão de Magrão faz com que a facção criminosa Comando Vermelho perca um de seus principais elos com os fornecedores de armas do Paraguai.  Entre outros crimes, Alex Magrão foi preso no estado de São Paulo, em 2013, por policiais federais quando transportava mais de 3 mil munições, além de pistolas Glock e Jericho, do Paraguai para o Rio de Janeiro.