Prefeitura de Niterói inicia testagem rápida para o novo coronavírus PDF Imprimir E-mail

teste rapido

16/04/2020 - A Prefeitura de Niterói vai iniciar nesta sexta-feira a testagem rápida de pacientes para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves nas redes sociais da Prefeitura de Niterói. O trabalho será feito de forma gradual, começando pela região Norte da cidade, e seguirá experiências internacionais bem-sucedidas.

“Começamos amanhã, com o público alvo, e gradualmente vamos expandido esse trabalho para que, ao longo de dois ou três meses, a gente tenha atingido um número representativo. Vamos iniciar com os profissionais de saúde, os guerreiros no front, e as pessoas mais vulneráveis em aglomeramentos humanos que apresentem sintomas leves”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O plano da Prefeitura é seguir as experiências internacionais com a testagem em massa. Ao longo da curva da pandemia, o Município espera testar um a cada 10 habitantes. O número chega a ser superior ao alcançado pelos EUA (1 teste para cada 164 habitantes) e Coreia do Sul (1 teste para cada 100 habitantes). O Brasil tem uma taxa de testagem atualmente de 1 a cada 2.850 brasileiros.

Centros de referência de quarentena  - A avaliação de quem será testado será feita pelos profissionais do programa Médico de Família, que estão sendo capacitados. Se as pessoas com resultado positivo não tiverem condições de fazer o isolamento social em casa, serão orientados a fazerem o isolamento nos centros de referência de quarentena que estão sendo criados pela Prefeitura, onde serão assistidas por pelo menos 14 dias.

“Assim vamos combatendo e vencendo essa guerra contra o novo coronavírus, evitando a sua propagação rápida e, assim, salvando vidas”, disse o prefeito.

O teste sorológico será feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família. A intenção é conhecer o comportamento da doença e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas para qualificar o planejamento das ações em Niterói.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que o teste vai auxiliar na estratégia para conter o avanço da doença na cidade, que já conta com um hospital da Prefeitura exclusivo para tratamento de pacientes graves e medidas como a distribuição de 80 mil kits de limpeza para as famílias mais pobres, sanitização das principais ruas e avenidas e isolamento social.

“A aplicação dos testes rápidos na população permite um melhor acompanhamento do desenvolvimento da epidemia, nos auxiliando na tomada de decisões mais acertadas”, informa Rodrigo. “Com a testagem também poderemos identificar mais rapidamente os casos confirmados e com isso ação de bloqueio e quarentena mais orientadas. A testagem ampliada, o trabalho de vigilância, o isolamento social e ampliação da rede hospitalar diminui a taxa de letalidade da doença. Outro ponto fundamental é a testagem rápida nos profissionais de saúde garantindo a segurança deles e a volta ao trabalho”.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (16), Niterói tem 185 casos confirmados, 32 hospitalizados, sendo 12 em Unidades de Terapia Intensiva, 54 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 12 óbitos e tem 87 curados.