Prefeitura de Niterói já entregou quase 9 mil cartões pré-pagos para famílias de baixa renda PDF Imprimir E-mail

21/04/2020 – A Prefeitura de Niterói já entregou cerca de 9 mil cartões pré-pagos, que serão carregados com R$ 500 durante três meses, para famílias com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos mensais e inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. Nesta terça-feira (21), foram distribuídos 4.431 cartões para pessoas nomes com D, E, F, G, H, I. Na última segunda, foram mais de 4.500 para pessoas com as letras A, B e C. Aproximadamente 35 mil famílias niteroienses serão beneficiadas. A entrega vai até sexta-feira (24) em 9 pontos espalhados pela cidade.

Durante pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura nesta terça, o prefeito Rodrigo Neves informou que se reuniu com vereadores por videoconferência e encaminhará, nesta quarta, uma mensagem executiva para a Câmara para incluir no projeto todas as famílias de alunos da rede municipal de Educação.

“A lei só nos autoriza entregar o cartão para quem está inscrito no Cadastro Único. Queremos ampliar o projeto para incorporar cerca de 7 mil famílias com alunos na rede municipal de Educação que não estão no CadÚnico. Espero que os vereadores aprovem a mensagem e a gente possa expandir esse benefício”, esclareceu o prefeito.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, destacou a importância do programa Renda Básica Temporária.

“A Prefeitura de Niterói está tomando medidas importantes para conter o avanço da Covid-19 na cidade, como a expansão dos leitos de hospitais, entrega de kits de limpeza e de máscaras”, destaca Axel Grael. “O programa Renda Básica Temporária vem para ajudar as famílias que mais precisam e estão passando agora por essa dificuldade. Estamos fazendo a nossa parte e, por isso, é muito importante que a população faça a sua parte ficando em casa”.

A diarista Fabiana de Oliveira da Cruz, de 38 anos,  retirou seu cartão no posto de entrega montado no Caminho Niemeyer.

“Essa ajuda é muito bem-vinda e vai nos ajudar a passar por esse momento complicado. Além de não poder trabalhar, estou com criança pequena em casa e um filho desempregado que trabalhava de entregador e não está conseguindo nada. Mas com esse programa, a porta fechou de um lado e abriu de outro para a gente”, disse Fabiana.

A distribuição está organizada em nove pontos da cidade que foram divididos por bairros. As pessoas receberão de acordo com a primeira letra do nome, em horário pré-definido para evitar aglomeração. Não é necessário chegar cedo. Todos os cadastrados, que forem ao local no dia e horário marcados vão retirar seu cartão sem nenhum transtorno. O responsável familiar precisa apresentar documento de identificação com foto e documento que contenha o seu número de CPF. O crédito será depositado no dia 30 de abril.

Em outro ponto da cidade, no Horto do Barreto, Denilson Gonzaga de Oliveira, de 51, que é porteiro, foi buscar seu cartão.

“Esse projeto que a prefeitura fez é muito bom. Esse benefício vai ajudar muita gente durante esses três meses”, explicou Denilson.

Isaurita Maria do Nascimento, de 65, dona de casa e moradora do Caramujo, falou sobre como o benefício veio na hora certa.

“Parabenizo o trabalho da Prefeitura porque estão olhando pela população e cuidando de nós. Esse cartão vai ajudar na minha alimentação e nos remédios porque moro sozinha, sou hipertensa e tenho aneurisma”, contou Isaurita.

Nessa quarta-feira (22) será a vez daqueles com nomes iniciados por J, K, L. Na quinta (23), o atendimento é voltado para pessoas iniciais M, N, O, P, Q. Já na sexta (24) serão os nomes começados por R, S, T, U, V, W Y, Z.

Para saber se tem direito ao Renda Básica Temporária, basta enviar um SMS para 28047 com o número do CPF do responsável da família. No site www.niteroi.rj.gov.br/rendabasica constam informações sobre o benefício e agendamento. Em caso de dúvidas, é possível ainda enviar uma mensagem por WhatsApp para o número 98099-1157 ou e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Locais de distribuição: CEU Ismael Silva (Avenida Carlos Ermelindo Marins, 34, Jurujuba); Caio Martins (Rua Presidente Backer, s/n Icaraí); Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro); Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n, Barreto); Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770, Fonseca); Escola Municipal Antinéia Miranda (Rodovia Amaral Peixoto, Km 2, Caramujo); CIEP 420 Di Cavalcanti (Estrada Caetano Monteiro, s/n, Badu); Escola Municipal Portugal Neves (Rua Quatorze, s/n, Piratininga); UMEI Vale Feliz (Rua Renato Pereira Machado, s/n, Engenho do Mato).

Máscaras – A partir de quinta-feira (23), os moradores de Niterói terão que usar máscara ao sair de casa. De acordo com a Prefeitura, inicialmente, será uma ação educativa, de conscientização, sem multa prevista. Agentes da Prefeitura já distribuíram 500 mil máscaras de tecido laváveis e reaproveitáveis em diversos pontos da cidade.  Ao todo serão entregues, gratuitamente, um milhão de máscaras. Os equipamentos foram comprados de pequenas e médias confecções da cidade.