Última reunião regional de apresentação no PLHIS acontece nesta terça PDF Imprimir E-mail

A última reunião regional de apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, dirigida às comunidades da Região das Praias da Baía, será realizada na próxima terça-feira (26/07), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Niterói. As equipes da Secretaria de Habitação e da empresa Latus Consultoria Pesquisa e Assessoramento de Projetos Ltda, empresa licitada e contratada pela Prefeitura para elaborar o PLHIS, já realizaram reuniões nas regionais do Barreto, Cafubá, Pendotiba, Fonseca e Rio do Ouro.

Nas reuniões, as consultoras da Latus Cláudia Serpa e Ticiane Costa esclarecem a importância de se ter um planejamento estratégico para a habitação, de modo a contribuir com a superação da desigualdade social nesse setor. Os moradores das comunidades também fornecem dados. A partir desses encontros a Latus vai analisar todas as informações, em conjunto com a Secretaria de Habitação, e traçar um pré-diagnóstico da situação habitacional no município.

O subsecretário de Habitação, Fernando Amalio da Silva, que também é coordenador do grupo de trabalho do PLHIS, explicou que por exigência legal municípios e estados que pretendam concorrer aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS – precisam ter constituído, até dezembro de 2011, um conselho municipal, um fundo municipal e o PLHIS na área de habitação. Niterói já possui os dois primeiros e agora, como os demais municípios do País, está elaborando o seu PLHIS.

"O PLHIS irá criar condições mais favoráveis à elaboração de projetos para captar recursos junto ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS – e, assim, poder contemplar aos mais necessitados - aqueles que não têm condições financeiras de adquirir um imóvel no mercado privado - com o fornecimento de moradias dignas para as suas famílias", declarou Fernando Amalio.

Na última semana, foram feitas reuniões no Fonseca (Regional Norte 2) e em Rio do Ouro (Regional Leste) e contaram com a presença do secretário de Integração Comunitária, Miguel Vitoriano. Cerca de 120 pessoas participaram da reunião realizada no Fonseca Atlético Clube entre elas os moradores e membros de associações de moradores da região. A regional abrange os bairros Fonseca, Santa Bárbara, Baldeador, Caramujo, Viçoso Jardim, Cubango, São Lourenço e Santana. Na reunião da Regional Leste (Rio do Ouro), que engloba os bairros de Rio do Ouro, Muriqui e Várzea das Moças compareceram 15 pessoas entre presidentes de associações de moradores.