PLHIS entra em novo momento PDF Imprimir E-mail

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) entra em novo momento. Após as atividades de coleta de dados e informações, junto aos moradores das comunidades das regiões de planejamento, e a tabulação e cruzamento desses dados, com os fornecidos por outras fontes de informação, o PLHIS passa à fase de diagnóstico.

O cruzamento de dados abrangerá várias fontes de informação como IBGE – Censo e PNAD; Secretaria do Tesouro Nacional; Bolsa Família/Cadastro único; cadastro PMCMV; Cadastro Imobiliário IPTU, ISS; Secretaria de Assistência Social - Cadastro Assistência Social; Fundação de Saúde – Programa Médico de Família; Projetos Urbanos da Secretaria de Urbanismo e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Serviços Públicos; NitTrans (Niterói, Transporte e Trânsito); Defesa Civil – Áreas de Risco; Águas de Niterói; Ampla; Secretaria de Fazenda; Plano Estratégico de Assentamentos Subnormais – PEMAS; Trabalhos Habitacionais em Niterói do NEPHU/UFF; Anais dos Congressos das Cidades; COMPUR; CEF Caixa Econômica Federal; Segmento Produtivo e de Profissionais ligados à Construção Civil; Petrobrás; Agenda 21 Conleste-Comperj, vereadores e ex-vereadores entre outros.

A equipe executiva do Plano Local de Habitação de Interesse Social  (PLHIS) de Niterói avaliou a sétima reunião realizada (Região das Praias da Baía) no último dia 26 de julho, no auditório da Câmara Municipal de Niterói, como bastante positiva. O encontro reuniu além das equipes da Secretaria de Habitação e Integração Comunitária e outras instâncias de governo, membros do Legislativo, presidentes e diretores de associações e moradores das regiões, entre outras presenças.

Por meio de dinâmica desenvolvida, as arquitetas e urbanistas Ticianne Ribeiro e Claudia Serpa, representantes da Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoramento de Projetos Ltda., empresa com sede no Rio Grande do Sul, licitada e contratada pela Prefeitura, para elaborar o PLHIS e capacitar recursos humanos locais, puderam listar 29 nomes de comunidades (assentamentos precários) existentes nessa região, e suas respectivas localizações. A equipe da Latus também registrou características de 13 dessas comunidades em relação à renda, pavimentação, saneamento, energia elétrica, coleta de lixo, áreas de risco e de proteção ambiental, titulação do imóvel etc. Esse número pode ser maior ou menor dependendo do resultado dos cruzamentos de fontes de informação.  A Secretaria de Municipal de Habitação anunciará em breve, as datas dos próximos eventos públicos do PLHIS.