Niterói oferece 872 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes PDF Imprimir E-mail

Começam na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto,em Niterói, as inscrições para cursos profissionalizantes com objetivo de formar mão de obra para os setores de construção civil e serviços. Os cursos, inteiramente gratuitos, oferecem 482 vagas para futuros trabalhadores da construção civil e 390 para a área de serviços.

As inscrições deverão ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Trabalho de Niterói, situada no quinto andar do prédio da Rodoviária Roberto Silveira, na Rua Barão do Amazonas, Centro, no horário das 9h às 17h. “Os cursos fazem parte do Plano Setorial de Qualificação, o Planseq, que é organizado pelo Ministério do Trabalho, Petrobras, Instituto de Qualidade de Vida, o Iquavi, e a Prefeitura de Niterói, através da nossa Secretaria”, revela o secretário de Trabalho, Osvaldo Maneschy.

Para se inscrever, as pessoas interessadas deverão apresentar documento de identidade, CPF atualizado, comprovante de escolaridade – exigência mínima do terceiro ano do Nível Fundamental -, atestado de residência e PIS – na ausência do PIS, o candidato poderá apresentar o NIT, cadastro municipal que substitui o PIS, para quem nunca trabalhou. Vagas abertas para quem está na faixa de 18 a 60 anos de idade. Não poderão se candidatar funcionários públicos, pensionistas e pessoas que estejam trabalhando.

“Nós estamos precisando de mais profissionais qualificados. O mercado de construção civil, por exemplo, está superaquecido em Niterói. E agora o Comperj entra na sua fase de obras civis, precisando de mais trabalhadores. Além disso, o setor de serviços também está oferecendo vagas, daí a importância desses cursos profissionalizantes”, afirma o secretário de Trabalho.

As aulas começam em setembro, com dois meses de duração e com uma carga de 200 horas, sendo 160 horas de qualificação técnica e 40 horas de noções de cidadania. Só terão direito ao certificado de conclusão os alunos que tiverem uma presença mínima de 75% das aulas. Os cursos, que fazem parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo-Prominp, garantem material didático, lanche e vale-transporte para os participantes. As aulas serão de segunda à sexta-feira, com 5 horas diárias.

Veja as vagas disponíveis:

Setor da construção civil

Armador de ferro – 3 turmas de 20 alunos, cada uma