Orquestra Jovem Música no Museu no Teatro Municipal de Niterói PDF Imprimir E-mail

AndersonAlvesA Orquestra Jovem Música no Museu se apresenta no palco do Teatro Municipal de Niterói, no dia 22 de agosto, segunda-feira, às 19h. O evento gratuito acontece em comemoração ao aniversário de 60 anos da ACHUAP – Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro.

A orquestra realiza concertos que buscam privilegiar a música de boa qualidade sem distinção de procedência, escola ou época, dando destaque a jovens talentos do cenário brasileiro. Regida e dirigida pelo Maestro Anderson Alves, a orquestra surgiu da realização dos concertos regulares da série “Música no Museu”, versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo como Metropolitan, MoMA, Louvre, entre outros.

O projeto foi inaugurado em dezembro de 1997 pelo violonista Turíbio Santos e se apresenta hoje em 40 dos melhores museus, igrejas e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu de Arte Moderna, entre outros. No entanto, a série não se contentou apenas com os espaços cariocas e iniciou projeto de expansão a partir de 1999, promovendo apresentações em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianopólis e outras cidades brasileiras, sempre com enorme sucesso de público. No parâmetro internacional, a orquestra já se apresentou em Paris, Nova Iorque, Washington, Praga, além de cidades em Portugal, Espanha, Marrocos e Índia e hoje completa 13 anos de atividades com mais de 2.500 concertos gratuitos e mais de 300 mil ouvintes.

Partindo da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, a orquestra apresenta de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha. No programa do concerto no Teatro Municipal estão previstas músicas de Grieg, Vivaldi, Bach, Villa-Lobos, entre outros.

Programa:

Parte I

Solistas: Wallace Cristovão e Edilson Monteiro (violinos)

. E.Grieg (1843-1907) – Deux Mélodies Élégiaques

- Le Coeur Blessé

- Dernier Printemps

. A. Vivaldi (1678-1741) – Concerto para 2 violinos e Orquestra – RV 151

- Larghetto e Spirituoso

. Anderson Alves (1986) – Divertimento para Orquestra de Cordas

- Brincadeira

- Interlúdio

INTERVALO