Visita Guiada no Parque das águas PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) inaugura, nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, o projeto Visita Guiada ao Parque das Águas. Voltado para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo apresentar a fauna e flora existentes destacando a necessidade da água para o ecossistema local.

Com entrada franca, as visitas guiadas têm duas horas de duração e serão realizadas semanalmente. A participação deverá ser agendada pela direção do colégio por intermédio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. colocando como assunto da mensagem visita guiada.

As visitas serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 9h30 às 11h30, com um número máximo de 35 alunos, sob orientação da equipe de Educação Ambiental da SMARHS. O Parque das Águas é uma Área de Preservação Permanente na qual podem ser observadas várias espécies botânicas, inclusive algumas ameaçadas de extinção, além de répteis rasteiros e aves como a coruja e o gavião carrapateiro.

O roteiro inclui a apresentação do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da cidade, além da exibição de filmes educativos sobre a importância e o uso consciente da água.

Criado há três anos pela Concessionária Águas de Niterói, o Parque Municipal Eduardo Travassos, mais conhecido como Parque das Águas, ocupa 32 mil metros quadrados do morro da Detenção, no Centro de Niterói. A área é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

No local, no século XVII, foi erguido um forte, de onde se tinha uma visão privilegiada da Baia de Guanabara. Com a instalação do Império, no século XVIII, o forte foi usado como presídio. No século seguinte, foi demolido com o início das obras de aterramento da área.