Niterói tem programação intensa durante a Semana Nacional de Trânsito PDF Imprimir E-mail

PNPTMHA Semana Nacional de Trânsito terá  uma ampla programação organizada pela Prefeitura de Niterói, através  da Niterói Trânsito e Transporte (Nittrans), com a  participação de parceiros do programa “Niterói Por um Trânsito mais Humano”, estratégia do Município para a redução de acidentes de trânsito existente desde 2009. A semana comemorativa acontecerá entre os dias 18 e 24 de setembro com atividades diárias, educativas e culturais, com o objetivo de conscientizar condutores de veículos e pedestres da necessidade de cumprimento às leis de trânsito. A semana terá como tema “Década de Ação Viária pela Segurança no Trânsito 2011-2020”.

Pesquisa realizada pela Nittrans, a partir de dados coletados junto ao Instituto de Segurança Pública (ISP) e órgãos correlatos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mostra uma redução de cerca de 10% no número de acidentes nos últimos dois anos na cidade. Foram 6.029 registrados em 2009 e 5.673, em 2010. No mesmo período, também houve diminuição de cerca de 20% do número de atropelamentos na cidade. Em 2009, foram 288; em 2010, 222.

Para o presidente da Nittrans, os dados representam o trabalho do Município de Niterói em prol de um trânsito mais seguro. “Como é de conhecimento geral, a violência no trânsito é um problema a ser enfrentado em nível mundial. Nós estamos fazendo a nossa parte com o Programa e as ações concretas, em parceria com outras entidades públicas e privadas”, disse Sérgio Marcolini.

Programação - As comemorações se iniciam no dia 18/09 (domingo) com atividade de ação social, na Praia de Icaraí, em frente à reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), das 9h às 13h, tendo a participação de várias instituições públicas, privadas e da sociedade civil, como Bombeiros, Samu e  Concessionária Renault, entre outros parceiros da estratégia de segurança viária adotada na cidade. Atividades lúdico-educativas serão desenvolvidas pela Nittrans para o público infantil, incluindo pintura, desenhos, além de distribuição de folhetos educativos ao público no calçadão da Praia de Icaraí.

Na segunda-feira (19/09), ocorrerá uma ação do projeto “Travessia Segura” na Rua Visconde do Rio Branco, próximo das Barcas, no Centro, a partir das 14h. Cartilhas educativas serão distribuídas para a população com a presença dos mascotes da campanha Niterói por um Trânsito mais Humano.

No mesmo dia (segunda-feira – 19-09), às 19h, no auditório da Unilasalle, em Santa Rosa, acontece o primeiro simpósio “2011-2020 Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Transportes, do deputado federal Hugo Leal, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, e do presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini.

Na terça-feira (20/09),  haverá um desfile escolar, a partir das 14h30, com o tema “Década de ação pela segurança no trânsito” e participação de alunos das escolas do bairro do Barreto, em frente ao horto do bairro.

Na quarta-feira (21-09) acontece, a partir das 14h, o “2º Festival de Esquetes Teatrais sobre Trânsito”, no Centro Cultural Abrigo dos Bondes, no Centro, com a participação das escolas do município. Depois do evento, será divulgado o nome da escola vencedora do concurso para escolha do nomes dos mascotes  da campanha “Acidente no Trânsito tem Remédio”.

Na quinta-feira (22-09), uma ação contra alcoolemia será realizada na orla de São Francisco, Zona Sul de Niterói, a partir das 21h.

Para sexta-feira (23/09),  está programada uma blitz educativa, a partir das 9h, na Estrada Caetano Monteiro, Badu, Pendotiba com  participação de alunos da Escola Miranda Barroso e distribuição de folhetos educativos aos motoristas que estiverem passando pelo local.

Para o encerramento das comemorações será realizado um passeio motociclístico, em parceria com a Associação de Motociclistas de Niterói (AMON),  no sábado (24-09), a partir das 9h,  com parada na Avenida Everton Xavier de Castro ( Avenida Central)  para a distribuição de folhetos educativos aos motociclistas da Região Oceânica.