Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói traz novidades PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de atingir um número cada vez maior de participantes, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia preparou uma série de novidades para este ano na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói. Com o tema central: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, o evento, que é promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, acontece simultaneamente em todo o Brasil de 17 a 23 de outubro. Porém, em Niterói, o evento vai acontecer também nos dias 25, 26 e 27 com a Caravana da Ciência na Concha Acústica de Niterói. Av. Cem, s/nº - São Domingos, das 9 às 17 horas.

A Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante. Sua estrutura física é composta por uma carreta especialmente adaptada com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos. O objetivo é oferecer um ambiente de educação informal e permitir que os visitantes possam ter contato com a ciência de maneira lúdica e dinâmica. Escolas públicas e particulares que queiram levar seus alunos para visitarem a Caravana da Ciência, podem agendar a sua participação com a secretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói através do email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Outra novidade é quanto à abertura do evento que, diferentemente dos anos anteriores, vai acontecer na Câmara Municipal de Niterói, no dia 17, a partir das 10 horas. E, para fechar, os chamados eventos integrados chegam ao Jardim Botânico de Niterói, popularmente conhecido como Horto do Fonseca, e no Parque Palmir Silva, no Barreto nos dias 20 (quinta-feira) e 22 (sábado), respectivamente.

Os outros locais onde acontecerão os eventos integrados são: Estação das Barcas e Praça Araribóia (dia 18), Praça Jardim São João (dia 19), Canto do Rio Football Club (dias 19, 20 e 21), praia de Icaraí e trilha do Vai e Vem (dia 22) e Campo de São Bento (dia 23). Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as instituições participantes também promovem atividades internas, o chamado Portas Abertas, para o público em geral.

No ano passado, 27 instituições participaram da SNCT em Niterói e realizaram 364 atividades atingindo um público de 15 mil pessoas. Para o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Martins Romêo, a Semana tem o objetivo de mobilizar a população, principalmente as crianças e jovens, em temas e atividades ligadas a ciência e tecnologia. “A ideia do evento é exatamente levar para as pessoas que normalmente não freqüentam escolas ou universidades a importância da ciência e tecnologia no seu cotidiano. E mais ainda, é despertar principalmente nas crianças e jovens o gosto acerca do tema”. Mais informações pelo site: semanact.mct.gov.br.