“Demência”: palestra na policlínica é antecipada PDF Imprimir E-mail

Saude2011“Demência – como lidar com as pessoas portadoras desta doença” é a última palestra oferecida pela Policlínica de Especialidades Sérgio Arouca, em Santa Rosa, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), antecipada para esta quarta-feira (26/10), das 14 às 16 horas, dentro do Programa de Saúde do Idoso e aberta, não só para os familiares de idosos, mas a todos os interessados. A neurogeriatra da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Defesa da Pessoa Idosa, Vilma Câmara, fará palestra sobre o tema. O auditório tem capacidade para 100 convidados.

O evento, iniciado no último dia 08 de setembro e prosseguindo às quintas-feiras, no mês em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso, terá palestras destinadas a orientar unicamente os familiares sobre os cuidados com seus dependentes idosos. No entanto, devido à importância do tema e da palestrante, foi aberta aos que quiserem conhecer mais sobre o assunto.

Coordenado pela assistente social, Sonia Rocha, o Programa do Idoso tem o objetivo de levar aos profissionais de saúde da rede básica de Niterói informações necessárias ao diagnóstico e conduta frente aos problemas de saúde mais comuns entre os idosos. Também oferece espaço de escuta e acolhimento, visitas domiciliares aos acamados segundo critérios definidos pela equipe técnica, além de avaliação do desempenho para atividades do cotidiano, em como grupos e oficinas terapêuticas, notificação, atendimento e acompanhamento de casos de violência. As palestras também chegam à comunidade, por meio de encontros junto às pastorais, associação de aposentados, cursos de orientação aos porteiros de prédios residenciais, etc.

O programa também oferece encontros e jornadas sobre prevenção de quedas em idosos, singularidade da assistência gerontológica, capacitação de profissionais da rede básica com ênfase nas estratégias de identificação de idosos em situação de risco para quedas e, ainda, ações de prevenção da saúde bucal, como higienização de próteses, detecção de doenças, entre outras. A policlínica está localizada à Praça Vital Brazil, s/nº, em Santa Rosa.