logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Caminhada pretende chamar a atenção dos niteroienses para os cuidados e prevenção contra a Diabetes PDF Imprimir E-mail

DiaMundialdoDiabetesNeste mês de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e para chamar a atenção para os perigos e a prevenção da doença, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-RJ) e o Corpo de Bombeiros, promoverá a campanha “Prevenção do Diabetes – Venha saber se você tem diabetes e como cuidar da sua saúde”. Dentro do evento está programada uma caminhada para  sexta-feira, dia 11 de novembro, a partir de 8h, com saída da Praia de Icaraí (em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) até a Estação dos Catamarãs, em Charitas, onde médicos e enfermeiros irão avaliar o público interessado quanto ao risco de ter diabetes e doenças cardiometabólicas.

 

Após a avaliação do nível de glicemia, da pressão arterial, da cintura e do peso, realizada em tendas montadas no local, os participantes com alterações e que ainda não são acompanhados pela rede ambulatorial serão orientados a procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa para agendar os próximos procedimentos médicos.

 

Os organizadores sugerem aos participantes que compareçam trajados de camisa ou camiseta azul, adotadas mundialmente como símbolo da prevenção ao diabetes. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro.

 

DIABETES

 

Doença silenciosa que atinge crianças, adultos e idosos caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, o diabetes tem tratamento em unidades da rede de saúde do município que possuem o Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA). Dentro do programa, são  promovidas palestras, atendimentos especializados, entre outras atividades. E ainda: devido ao excelente trabalho realizado pelo Hiperdia, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia convidou representantes da FMS e do Rio para um evento na Assembleia Legislativa do Estado, quando os especialistas do programa vão relatar suas experiências para gestores de municípios vizinhos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 500 novos casos de diabetes surgem a cada ano no País, que já conta com 10 milhões de doentes e é considerada a quinta doença que mais mata. Embora não tenha cura, vários tratamentos podem melhorar a qualidade de vida do paciente, que deve disciplinar sua alimentação, fazer atividade física regular, evitar o sobrepeso e outros estilos pouco saudáveis de vida.

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ