Solar do Jambeiro encerra atividades culturais PDF Imprimir E-mail

CoraldoCENO Coral do Centro Educacional de Niterói realizará um concerto no dia 08 de dezembro, às 19h, no encerramento das atividades culturais no Solar do Jambeiro. Na ocasião, será entregue o Diploma Solar do Jambeiro de Mérito Artístico, Cultural e Educacional, ao casal de professores Ermano de Sá e Janete Loredo de Sá. O propósito do outorgamento destes dois primeiros diplomas é o de assinalar produtivamente o décimo aniversário do Solar do Jambeiro.

Sob a regência de Luiz Carlos F. Peçanha, o coral executará músicas de Tomás Luis de Victoria, Pierre Certon, Josquin des Pres, Johann Sebastian Bach, Cacilda Borges Barbosa, Cacilda Borges Barbosa, Negro Spiritual.

Criado em 1962 pelo Professor e Maestro Ermano Soares de Sá que  nesses seus 48 anos de existência apresentou-se em diversas salas de concertos, colégios, rádios, TVs, encontros e concursos de corais. Com doze primeiros lugares em 15 concursos disputados, o Coral destacou-se nas suas principais viagens a São Paulo, Brasília, Córdoba (Argentina), Aberdeen (Escócia) e Londres. O Coral tem dois discos gravados, sendo um deles em 1992, pelo selo Niterói Discos.

Em 1966 e 1967, o Coral participou do 1º e do 2º Concurso promovidos pela Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, obtendo o 1º lugar. Já em 1973, venceu o Concurso Nacional de Corais promovido pelo MEC e realizado na TV Globo e, em 1974, 76, 82 e 88, o concurso promovido pelo Jornal do Brasil. Assim, as apresentações se sucederam e, sem dúvida, o Coral se tornou uma peça importante no desenvolvimento dos alunos do CEN, proporcionando a vários de seus componentes o início de uma carreira musical.

Todos os alunos da escola que desejam entrar para o Coral têm sua aceitação garantida, independente da qualidade de sua voz. Valem a disposição e a presença nos ensaios, o que o maestro considera o mais importante.