Programa Aprendiz Música na Escola vira CD PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói, com o objetivo de comemorar musicalmente o Natal, reuniu alunos e professores do Programa Aprendiz Música na Escola para a gravação do CD Concerto de Natal. madrigal de professores, coro infantil, conjuntos instrumentais (cordas e sopros) com professores a alunos, que executaram um trabalho coerente com o programa educativo.

No repertório Cantate Domino/ GF Haendel (Conjunto vocal, Coro infantil e piano) Jesus Alegria dos Homens/ JS Bach (Orquestra cordas e Conjunto vocal), Joy to the World/ GF Haendel, En Natus est Emmanuel/ Michael Praetorius (Conjunto vocal e piano), Adeste Fidelis / John F. Wade (Conjunto vocal, Coro Infantil e piano), Quem é o Infante / Greensleeves/tradicional English (Conjunto vocal e piano), Noite Feliz/ Franz Gruber (Conjunto vocal, Coro infantil e piano), The First Nowell / tradicional Christmas Carol (Conjunto vocal e piano), Medley Natal /temas tradicionais de Natal (Orquestra de Sopros) Concerto Grosso n 8/ Fato Pera La Notte di Natale- 1 parte/A.Corelli (Orquestra cordas e Solistas).

A obra tem a produção musical de Grace Castro (piano, teclado, coro infantil e professores, Devison Branco (cordas) e Walter Júnior (sopros).

Programa Aprendiz – Música Na Escola

O programa iniciou suas atividades, em 2001, criado pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Fundação de Arte de Niterói e Fundação de Educação. Crianças e adolescentes, matriculados em unidade da rede municipal de ensino, são contempladas, no espaço físico das escolas, com aulas semanais de canto coral e instrumentos (sopros, cordas percussão).

As aulas são de caráter prático (desenvolvendo ações relativas a cantar, tocar, ouvir, dentre outras) e expositivo (eventuais reflexões a respeito da técnica dos instrumentos e teoria musical). Em 2008, surge à demanda visando atender com aulas de instrumentos e prática de conjunto, alunos avançados- em relação aos alunos, que por aquele tempo, iniciavam as aulas nas escolas. Esta ação deu início a uma orquestra de jovens que tem atuado no cenário cultual de nossa cidade em diversas oportunidades.

Há registro de que diversos alunos egressos do Programa Aprendiz, além de integrarem nossa equipe de professores, obtiveram acesso a instituições de ensino superior em música (EM-UFRJ e UNI-RIO); a instituições que fomentam a formação do músico profissional erudito (OBS-JOVEM) e ao mercado profissional (OSN-UFF).

Informações: Grace Castro 2621-5050 / Ramal-230

A iniciativa foi do presidente da Fundação de Arte, Marcos Sabino. A obra tem formato dinâmico com diferentes formações de conjuntos: instrumentais; vocais e piano / teclado (cravo e órgão); vozes e cordas; além de da participação de um coro infantil em algumas faixas. O trabalho foi realizado em tempo recorde será o brinde de Natal das instituições.