Prefeito Jorge Roberto Silveira e reitor da UFF assinam convênio para desapropriação do Cinema Icaraí PDF Imprimir E-mail

pmn_uff001O Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, assinaram nesta terça-feira (06/12), no gabinete do prefeito, um acordo de cooperação mútua para viabilizar a desapropriação do Cinema Icaraí. Serão pagos pela compra do imóvel R$ 17.135.700,00. A UFF pagará R$ 10,6 milhões, com recursos repassados pelo Ministério da Educação, e o Município R$ 6.536.700,00. O prédio, que será gerido pela UFF, abrigará várias atividades culturais e também poderá vir a ser sede da nova Companhia de Dança de Niterói.

“É uma satisfação muito grande assinar esse convênio, já que há cerca de 20 anos eu fiz o tombamento do Cinema Icaraí para preservá-lo. A população tem uma ligação afetiva com este cinema e essas referências tem que ser respeitadas. Neste acordo quem ganha são os moradores de Niterói”, disse o prefeito, lembrando ainda que, historicamente, a Prefeitura e a UFF tem uma relação de colaboração visando o benefício da cidade. A UFF e o Município também são parceiros na obra da Via Litorânea.

O Reitor da UFF, Roberto Salles, contou que há dois anos foi convidado para uma audiência na Câmara Municipal de Niterói e foi iniciada a luta pela preservação do cinema. “Se não fosse a sensibilidade do ministro Fernando Haddad, que entendeu a importância do cinema para a população, não teríamos os recursos. Gostaria também de agradecer ao prefeito pelo empenho em resolver essa questão”, declarou Salles, explicando que se a verba de R$ 10, 6 milhões não fosse usado até o dia 16, teria que ser devolvida ao MEC.

Roberto Salles adiantou que será realizado um concurso de arquitetura nacional para que seja feito um grande projeto no imóvel, a fim de que comporte além da Orquestra Sinfônica da UFF, ballet, cinema e grupos alternativos que queiram se apresentar no local. O reitor disse que esse é um momento histórico e muito importante para a população de Niterói. "De imediato vamos mudar o visual do local onde fica o cinema. Vamor cuidar e de pronto colocaremos vigilantes no prédio", afirmou.

A Secretária Municipal de Urbanismo, Christina Monnerat, explicou que Cinema Icaraí tem influência do estilo arquitetônico art déco, de uma forma simples. Os elementos mais característicos estão no interior do imóvel, a exemplo de seu balcão, da sala de espetáculos e dos banheiros. “Apesar de estar mal conservado é extremamente importante resgatar esse exemplo de arquitetura, para manter viva a história da cidade”, comentou.

Na cerimônia de assinatura do convênio estiveram presentes ainda o vice-reitor da UFF, Sidney Mello, o procurador-geral do Município, Bruno Navega e o líder de Governo no Legislativo, vereador Carlos Macedo.