Soraya Ravenle, Marcus Lima e intelectuais cantam e falam sobre Noel rosa PDF Imprimir E-mail

A palestra/show Noel Rosa, O Poeta da Cidade, dia 06 de março, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói, acompanha a abertura da exposição Noel É 100, na Sala Carlos Couto do mesmo Teatro, em comemoração ao centenário de Noel Rosa. O evento consiste em uma mesa-redonda sob a forma de uma “conversa ampliada” com o público e a apresentação de alguns sucessos do compositor. Entre os convidados, os professores Júlio Diniz e André Diniz, o produtor musical João Carlos Carino, o cantor e compositor Marcus Lima, a cantora e atriz Soraya Ravenle, o cavaquinista Alessandro Cardozo, o mestre do pandeiro Netinho e o também cavaquinista e violonista Charles da Costa.  A atividade percorre a literatura e a música popular, relembrando com música a história cultural de nossa gente.

Show faz dobradinha com exposição

O evento acompanhará a abertura da exposição Noel É 100, na Sala Carlos Couto (anexo ao Teatro Municipal de Niterói) com 40 caricaturas do compositor em comemoração ao centenário de Noel Rosa. Será formada uma mesa-redonda sob a forma de uma "conversa ampliada" com o público e a apresentação de alguns sucessos do compositor.

O carioca Noel Rosa foi cantor, instrumentista, compositor e poeta, celebrando em suas inúmeras canções o amor, as relações humanas e descrevendo os tipos e cenas que marcam a geografia afetiva do Rio de Janeiro. Ora conversando com o garçom de um bar, ora filosofando sobre o malandro e a malandragem, o poeta da Vila, como é conhecido, tornou-se um dos grandes intérpretes e cronistas da nossa cidade. Esta celebração é uma atividade que percorre os campos da literatura e da música popular, relembrando com suas músicas a história social e cultural de nossa gente.

Convidados

Curador e coordenador geral do evento:

- Júlio Diniz

Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. É diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio e professor associado na Área de Estudos de Literatura. Coordena o NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música). Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2004-2006) e é pesquisador do CNPq.

Debatedores:

- João Carlos Carino

Produtor musical, com mais de 40 discos lançados, entre eles os de Chico Buarque, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Rafael Rabello, Angela Ro Ro, além de realizador de shows e eventos culturais. Fundou o Instituto Memória Musical Brasileira que reúne o maior acervo discográfico do Brasil, com mais de 100 mil discos catalogados. É apresentador e produtor do programa "Roda de choro" na Rádio MEC AM e FM do Rio de Janeiro.

- Andre Diniz

Pesquisador, professor e escritor. É historiador da música popular brasileira, autor de inúmeras obras sobre autores e gêneros da nossa MPB, dentre os quais se destacam: “Almanaque do choro”, “Almanaque do samba” e “Almanaque do carnaval”, entre eles, o livro “Noel Rosa, o poeta do samba e da cidade”.

Artistas convidados

- Marcus Lima

Cantor e compositor carioca, vencedor de alguns dos mais importantes festivais do país. Participou do Projeto Novo Canto e lançou três CDs, “Batismo do Mar” em 1997, “Quem Canta” em 2004, indicado ao prêmio TIM de Música 2005, e "MARCUS LIMA", em 2008. Em fase de pré-produção de seu quarto álbum, com produção de Arthur Maia.

- Soraya Ravenle

Cantora e atriz.  Já participou de várias produções de sucesso como, “Lupicínio e outros amores”, “Ópera do Malandro”, “Era no Tempo de Rei”, “É com esse que eu vou”, “Sassaricando”, entre outros e já participou como atriz em diversas novelas. Em 2011 lançou o CD “Arco do Tempo”, e atualmente está na peça “Um violinista no Telhado”.

- Alessandro Cardozo

Músico cavaquinista, arranjador. Trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Silvério Pontes, Zé da Velha, Diogo Nogueira, Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho, Alfredo Del Penho, Roberta Sá, Mauricio Einhorn, Beth Carvalho, Martinho da Vila, entre outros.

- Netinho

Instrumentista. Sobrinho do músico Jorginho do Pandeiro, seu professor, começou a tocar pandeiro aos 13 anos. Como músico, acompanhou diversos grupos e artistas, entre os quais Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Guilherme de Brito, Ademilde Fonseca, Violeta Cavalcante, Beth Carvalho, Conjunto Época de Ouro, Nó em Pingo D’água, Délcio Carvalho, Elton Medeiros, Moyseis Marques e Marcos Sacramento.

- Charles da Costa

Violonista e cavaquinista. Acompanhou alguns dos grandes nomes da música brasileira, como Silverio Pontes, Zé da Velha, Diogo Nogueira, Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho, Alfredo Del Penho, Mauricio Einhorn, Beth Carvalho, Luiz Melodia, entre outros.

SERVIÇO:

PALESTRA SHOW NOEL ROSA, O POETA DA CIDADE - TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI