Prefeitura de Niterói inicia pagamento do aluguel social PDF Imprimir E-mail

pas         A Prefeitura de Niterói começou a efetuar hoje (terça-feira, 04-05) o pagamento de R$ 400 do aluguel social às vítimas de desabamentos na cidade no início de abril. Nesta terça-feira, receberam o benefício 742 pessoas de um total de 3.152 cadastros.  O pagamento segue amanhã (quarta-feira, 05-05) para os cadastrados do número 1.051 a 2.100 e na quinta-feira (do 2.101 a 3.152), na quadra da Escola de Samba Unidos do Viradouro (Avenida do Contorno s/nº - Barreto), obedecendo a uma lista nominal e por ordem alfabética dos beneficiários. O pagamento é feito com apresentação de identificação pessoal comprovada (carteira de identidade, de habilitação, de trabalho, CPF ou certificado de reservista) e laudo da Defesa Civil Municipal emitido no nome do beneficiário, das 10 às 16 horas.

A Prefeitura de Niterói disponibilizou mais de 100 funcionários, de diversas secretarias, para fazer o atendimento na quadra da Viradouro, que contou ainda com o apoio de 50 PMs do 12º BPM (Niterói) e 25 guardas municipais. O trabalho desta terça-feira foi acompanhado também pelos secretários municipais José Carlos Mocarzel (Serviços Públicos, Trânsito e Transporte), José Antônio Fernandez (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Katia Paiva (Assistência Social), Gilberto Almeida (Controle Urbano), Euclides Bueno (Fazenda), além do presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Guilherme Tinoco.

A primeira a receber o benefício, a faxineira Aparecida Maria Machado, de 58 anos, disse que o aluguel social vai ajudar muito a reconstruir a vida. "Ainda não encontrei um imóvel mas acho que agora com o dinheiro na mão será mais fácil", revelou informando ainda que dois filhos que também perderam suas casas estão cadastrados para receber o benefício. Aparecida morava há 45 anos no Morro do Boa Vista, no Fonseca, e perdeu uma filha, três netos e uma nora na tragédia das chuvas. Todos estão abrigados numa creche na própria comunidade.

O pagamento do Aluguel Social foi feito obedecendo à seguinte logística: funcionários da Prefeitura checavam a documentação dos beneficiários ainda na fila do lado de fora da quadra da Viradouro assim como encaminhavam para prioridade de atendimento idosos, portadores de deficiência, gestantes e pessoas com crianças no colo. Após terem o nome conferido na lista, as pessoas tinham acesso à quadra para serem atendidas por um dos 40 atendentes.

Foram oferecidos ainda no local serviços de fotocópia de documentos e emissão de segunda via de identidade e certidões de nascimento e casamento através de encaminhamento de uma equipe da Fundação Leão XIII. Águas de Niterói também disponibilizou 1,5 mil copos de água mineral para quem estava na fila. Os mesmos serviços serão mantidos nos demais dias de atendimento.