Niterói confirma 431 casos de Covid-19 PDF Imprimir E-mail

02/05/2020 – Niterói chegou, neste sábado (2), a 431 casos confirmados de Covid-19, com 176 pessoas em isolamento domiciliar em casa, acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde, e o registro de 26 óbitos. Há 62 pacientes com a doença internados em hospitais. A cidade contabiliza 167 pessoas recuperadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a tendência é que o número de casos positivos na cidade aumente, já que a Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, 50 mil testes rápidos sorológicos, aprovados pela Anvisa, e está testando as pessoas com sintomas leves da doença. De acordo com o protocolo desenvolvido pela FMS, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz, o teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintomas de Covid-19 a partir do oitavo dia.

“Estamos em um momento decisivo. O Brasil é o principal foco da pandemia. Os casos confirmados e as mortes estão aumentando, o sistema de saúde dos estados e das grandes cidades começa a colapsar. É nesse momento que a gente precisa compreender a necessidade de se proteger, ficando em casa. Precisamos manter o isolamento social”, destaca o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Ele ressaltou ainda que a Prefeitura inaugurou, na última quarta (29), o primeiro centro de referência de quarentena do País. O Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, já havia sido reformado pelo Município e foi adaptado para receber moradores de comunidades com sintomas leves que testarem positivo para Covid-19 e não tiverem condições de cumprir o isolamento social sem colocar em risco pessoas que moram na mesma casa. Serão oferecidas 6 refeições diárias, além de atendimento médico, psicológico e assistência social. A unidade possui 120 vagas.

As medidas de isolamento estão em vigor até 15 de maio e as aulas da rede municipal de Educação foram suspensas até o dia 30. O uso de máscaras é obrigatório na cidade.

Medidas econômicas e sociais – O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, destacou que a Prefeitura vem adotando uma série de medidas econômicas e sociais para o enfrentamento deste período de pandemia na cidade. Entre as ações está o Renda Básica Temporária, que já beneficiou mais de 50 mil famílias. O programa foi ampliado e, além de atender famílias inscritas no CadÚnico, contemplará também as famílias de alunos da rede municipal de Ensino que não estão inscritas no cadastro do governo federal.

Os cartões, que receberão crédito de R$ 500 durante três meses, serão entregues entre os dias 11 e 15 de maio. De acordo com Axel Grael, cerca de 11 mil famílias serão beneficiadas nessa nova etapa do programa. O secretário informou ainda que outras duas categorias também serão contempladas: os trabalhadores em bancas de jornal e motoristas de aplicativos residentes em Niterói.

“Niterói está sendo pioneira nestas ações e criou uma série de medidas inovadoras para proteção dos negócios da cidade e das famílias mais precisam. Mas é importante ressaltar que estas são medidas para que as pessoas continuem cumprindo o isolamento social, que ainda é necessário para nos protegermos dessa pandemia”, afirmou Axel.

Além da proteção social, a Prefeitura de Niterói criou programas para a proteção dos pequenos e médios negócios da cidade. O Fundo de Crédito Niterói Supera, que vai oferecer financiamento para capital de giro para profissionais liberais, pequenas e médias empresas sediadas no município, já tem mais de 4.700 empresas cadastradas. As inscrições seguem abertas no site da Secretaria de Fazenda de Niterói. Os empréstimos terão os juros pagos pela Prefeitura de Niterói, seis meses de carência e pagamento em até 36 vezes.

O secretário lembrou ainda que o programa Empresa Cidadã, em que a Prefeitura vai pagar, por três meses, até nove salários mínimos para quem tem até 19 funcionários, terá o primeiro repasse para as empresas no próximo dia 5 de maio, beneficiando mais de 8 mil empregados. Além disso, cerca de 7 mil microempreendedores individuais já receberam a primeira parcela do auxílio de R$ 500, que será pago por três meses.