Empresa Cidadã: primeiro depósito para as empresas que aderiram ao programa será na terça-feira PDF Imprimir E-mail

03/05/2020 – Nesta terça-feira (5), as empresas de Niterói que se inscreveram no programa Empresa Cidadã receberão o primeiro depósito. A Prefeitura de Niterói pagará um salário mínimo, nos meses de maio, junho e julho, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com alvará na cidade, e que tenham até 19 funcionários. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir seu número de funcionários até outubro.

“Espera-se, com a medida, proteger 10 mil postos de trabalho. Essa é uma estratégia inovadora para ajudar pequenas e médias empresas a superarem esse momento difícil com a pandemia de Covid-19. Niterói é a única cidade do país com um programa desse tipo, para apoiar a atividade econômica”, enfatiza o prefeito Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, destacou que entre as pequenas empresas já cadastradas, estão restaurantes, lanchonetes, livrarias, papelarias, salões de beleza, comércio varejista em geral, empresas de turismo, de serviços de manutenção e consultórios odontológicos, entre outras atividades. Giovanna falou também de outras medidas econômicas que foram adotadas pela Prefeitura.

“Nossa primeira medida foi o apoio aos MEIs, que receberão, por três meses, um auxílio de R$ 500. Implantamos também o Fundo Supera Niterói, no qual a Prefeitura de Niterói vai injetar R$ 150 milhões na economia da cidade por meio do Fundo de Crédito Emergencial de apoio às micros e pequenas empresas sediadas na cidade que terão direito a pegar empréstimos a juro zero em instituições financeiras credenciadas pelo município”, explica

De acordo com a secretária, os empréstimos poderão variar entre R$ 25 mil e R$ 250 mil, em uma linha de crédito de R$ 150 milhões.

“Com o Fundo Niterói Supera, a prefeitura pretende fortalecer e dar resiliência para as micro e pequenas empresas de Niterói. Pretendemos deixar as empresas vivas nesse período difícil em que muitas tiveram suas atividades prejudicadas devido ao isolamento social e pretendemos voltar, tão logo possível, às nossas atividades e o nosso crescimento”, afirmou Giovanna Victer.

Testagem rápida - Durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura neste domingo (03), Rodrigo Neves anunciou que, a partir de segunda-feira (4), terá início uma ação com a Defesa Civil, por meio dos voluntários cadastrados nos Nudecs, que irão auxiliar as equipes das unidades básicas de saúde para a triagem de pessoas nas comunidades com sintomas leves. O teste sorológico será feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família.

O plano da Prefeitura, de acordo com o prefeito, é seguir as experiências internacionais com a testagem rápida. Ao longo da curva da pandemia, o Município espera testar um a cada 10 habitantes.

“A aplicação dos testes rápidos na população permite um melhor acompanhamento da evolução da Covid-19. A intenção é conhecer o comportamento da doença e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas para qualificar o planejamento das ações em Niterói”, disse Rodrigo Neves.

Centros de referência de quarentena -  Moradores de comunidade com resultado positivo para Covid-19 que não tiverem condições de fazer o isolamento social em casa poderão cumprir a quarentena no centro de referência criado pela Prefeitura, no Cantagalo, Região de Pendotiba, onde serão assistidas por pelo menos 14 dias.

Alerta por sistema de sirenes – Neste domingo, o prefeito voltou a usar, pela quinta semana consecutiva, o sistema de sirenes da Defesa Civil, instalado em 30 pontos espalhados pela cidade, para se comunicar diretamente com a população. Rodrigo Neves chegou à sede da Defesa Civil, pouco antes do meio-dia e foi recebido pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros. Em sua mensagem, o prefeito reforçou a importância de manter o isolamento social nessa fase mais crítica de combate ao novo coronavírus.

O prefeito lembrou que a Covid-19, em poucas semanas, já matou mais brasileiros que a dengue, a H1N1 e o sarampo, e ressaltou que os números de infectados e de óbitos tende a aumentar nos próximos dias.

“Por isso, faço mais um apelo à população: fique em casa. Só saia às ruas em caso de extrema necessidade e utilizando a máscara. Graças ao esforço e disciplina da maioria da população em seguir com o isolamento social, além das várias medidas econômicas e sociais que implantamos, estamos vencendo a grande batalha contra esse inimigo invisível”, disse.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (3), Niterói tem 443 casos confirmados de Covid-19, sendo 64 hospitalizados, 184 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 27 óbitos e tem 168 pacientes recuperados.