Segunda chamada para as famílias em vulnerabilidade nutricional que não retiraram as cestas básicas em Niterói PDF Imprimir E-mail

20/07/2020 – Na próxima semana, entre os dias 27 e 31 de julho, as famílias em vulnerabilidade social que não retiraram suas cestas básicas no início do mês terão uma nova oportunidade para buscar. Os beneficiários terão que comparecer à Cidade da Ordem Pública, sede da Guarda Municipal, no Barreto, entre 10h e 16h, munido dos documentos de identidade e CPF.

A Prefeitura de Niterói já entregou mais de 6 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social que não foram beneficiadas por nenhum dos programas de mitigação dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no município entre os dias 2 e 5 de julho. Ao todo, são 8.603 famílias beneficiadas. O objetivo é garantir a segurança alimentar de todas as famílias vulneráveis da cidade. A coordenação e operacionalização do benefício emergencial está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Mariano, foram priorizadas famílias com risco de desnutrição alimentar.

“Para inclusão no benefício de cesta básica de alimentos foram priorizadas famílias em situação de risco de desnutrição, informadas pelas equipes do Programa Médico de Família e postos de saúde do município de Niterói e famílias que se encontram em situação de risco social por desemprego e que, momentaneamente, não consigam suprir as necessidades básicas de alimentação”, informou a secretária.

Datas – Quem estava agendado para buscar a cesta no Canto do Rio e perdeu o prazo, deve buscá-la na segunda (27) ou terça (28), na Cidade da Ordem Pública. Já quem estava marcado para o Colégio Portugal Neves, deverá fazer a retirada na quarta (29) e quinta (30). Na sexta-feira (31) apenas os que estavam agendados para o Horto do Barreto. A divisão é feita para evitar aglomeração. É importante conferir na lista pelo nome do beneficiário para qual local ele estava agendado e respeitar o dia da entrega: http://pgm.niteroi.rj.gov.br/downloads/cesta-basica-julho.pdf

Caso o beneficiário não possa ir ao local da entrega nos dias estabelecidos, deverá ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo para preencher uma procuração autorizando que alguém da família compareça no dia da entrega para retirar a cesta. O benefício será entregue por mais dois meses, podendo ser prorrogado caso a condição de calamidade pública em razão da pandemia permaneça.

Não têm direito às cestas, famílias que já tenham recebido os cartões de programas como o de Renda Básica Temporária (RBT) Fase 1 (Cadastro Único) e Fase 2 (Educação), Busca Ativa, auxílio financeiro temporário aos Microempreendedores Individuais ou de quaisquer outros não terão direito às cestas básicas. Também não poderão receber famílias que possuam membro que seja servidor público (incluindo o inativo, empregado público, contratado ou pessoa que mantenha qualquer outro vínculo com administração direta ou indireta de qualquer ente federativo) ou pensionista de servidor público com vínculo com qualquer ente federativo.