Capivara é reintegrada à natureza pela coordenadoria ambiental da Guarda Municipal de Niterói após resgate em condomínio de Itaipu PDF Imprimir E-mail

29/07/2020 -Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói reintegraram à natureza uma capivara e duas cobras da espécie jiboia resgatadas na Região Oceânica na última terça-feira e na manhã desta quarta-feira . Os animais foram soltos em áreas de proteção ambiental na cidade. Somente este mês a Guarda Ambiental já resgatou 19 cobras e três capivaras. Nenhum dos animais estava ferido e todos foram devolvidos ao habitat natural.

Na maioria dos resgates, agentes da Prefeitura de Niterói chegaram até o local através de ligações feitas por moradores para o telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

A capivara resgatada no início da noite de terça-feira foi solta em uma área de proteção ambiental, no Manguezal de Itaipu, após ser resgatada no Condomínio Ubá II, na Avenida Central. Outras duas capivaras também foram soltas, no mesmo local, nas duas últimas semanas após serem resgatadas pela Guarda Ambiental em diferentes bairros da cidade.

Os agentes também resgataram duas cobras da espécie jiboia na Região Oceânica. Uma delas estava em uma casa na região de Várzea das Moças, escondida atrás de telhas, e a outra em uma casa em Itaipu, dentro de um viveiro de aves. Os dois animais foram soltos em áreas de preservação ambiental. De acordo com a Coordenadoria Ambiental, este mês foram resgatadas 19 cobras, sendo 5 jiboias.

A orientação da Guarda Municipal é que, caso vejam um animal silvestre em área residencial, os moradores devem acionar os agentes, que são treinados para o resgate e os primeiros socorros. A partir daí, é feita uma avaliação do animal para tratamento ou soltura, se for o caso, em seu habitat natural. Quando os animais estão feridos, são encaminhados para institutos parceiros de acordo com a espécie, marinha ou silvestre.

A coordenadoria ambiental da Guarda Municipal já resgatou mais de 935 animais silvestres em Niterói apenas neste ano. Entre as espécies estão às capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros.